14 de ago de 2012

SAÚDE: As aliadas no combate às gordurinhas



Li uma vez na Boa Forma uma coisa que jamais esqueci. O artigo dizia que quem inclui oleaginosas na dieta, como amêndoas e nozes, perde gordura abdominal mais rapidamente. Isso me fez recordar algo que eu também havia lido em A Dieta do Abdômen, de David Zinczenko, que se tornara meu livro de cabeceira alguns anos atrás, na época em que eu seguia rigorosamente uma rotina de exercícios e uma dieta baseada em proteínas e carboidratos integrais, reduzindo meu índice de gordura corporal de 24 para 16%! Mais tarde, fiquei um tempo sem malhar, sem me alimentar direito, daí recuperei quase tudo...

As oleaginosas — grupo que inclui, além das amêndoas e das nozes, as castanhas do Pará, as avelãs, o amendoim, entre outros — contêm de fato alguns aliados no combate à obesidade, tais como: proteínas, fibras, ácido fólico, gorduras monoinsaturadas (as gorduras boas), fósforo e vitamina E. Sem falar que, segundo Zinczenko, elas “provêm 19% da necessidade diária de magnésio, componente fundamental para desenvolvimento muscular”.

Mas nada de achar que basta comer um punhado dessas nozes para atacar depois um cheeseburger sem culpa! Elas devem fazer parte de uma alimentação saudável, acompanhadas da prática de musculação. O bom das oleaginosas é que, segundo os especialistas, elas ainda saciam a fome por muito tempo (o segredo é ingeri-las com um copo d’água, o que irá expandir suas fibras no estômago), reduzem o risco de doenças cardíacas, pressão alta e perda de massa muscular. E os benefícios não param por aí: as castanhas do Pará em especial são ricas em selênio, que atua contra os radicais livres e previne o câncer de próstata (atenção, meninos!).

O ruim é que em muitos supermercados elas vêm em potinhos cheios de sal, e todo mundo sabe que sal em excesso faz mal. Então o truque é lavá-las na água corrente e deixá-las escorrer bem até secarem. Daí é só você montar pequenas porções (mais ou menos do tamanho do seu punho fechado) e levar ao trabalho ou à faculdade para comer entre uma refeição e outra. Observação: as sementes de abóbora e girassol também são parceiras desse grupo.

14 comentários:

  1. alimentação... nossa fala não.. eu sou bem despreocupado nesta parte...

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    1. De uns tempos pra cá tenho me despreocupado bastante tbm, mas não deveria. Sabe aquela coisa de "no fds pode"? Então, acho que exagero demais - hehe
      Abraços, Teago, e obrigado pela visita.

      Pierre

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  2. Minha sorte Pierre, é que não tenho quase nada a queimar..rsr. Se tivesse teria problemas em fazer dieta... não consigo segui-las. Mas as sementes, nozes e amêndoas são muito gostosas além de saudáveis.
    Abraços querido

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    1. Sorte sua mesmo! hehe
      Dieta é horrível, mas o importante é a pessoa fazer uma reeducação alimentar: nada de ficar a vida se restringindo, mas sim comer na medida exata e, principalmente, incluir atividades físicas para queimar a energia acumulada.
      Abraços, Margot, e obrigado pela visita.

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    1. O que é bom demais, querido? Saber disso ou comer as amêndoas? rs
      Tem gente que não gosta, mas um punhadinho por dia não faz mal; é até bom inclui-las no leite com cereal, por exemplo.
      Abração!
      :)
      Pierre

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  4. Dica anotada, até porque estou necessitando (vergonha)!!!!

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    1. Eu que o diga: teve uma época anos atrás q estava ótimo, bem magrinho e definido (os gominhos estavam até aparecendo no abdômen - rs), mas depois relaxei mto, fiquei 1 ano e meio sem me exercitar, aí já viu, né? Mas meu objetivo agora não é ficar saradíssimo, quero apenas emagrecer uns 3, 4 quilinhos para voltar a usar as roupas de antes e me sentir bem-disposto. E essas nozes são ótimas companheiras para quem faz musculação.
      ;)
      Grande abraço, Carlos, e obrigado pela visita.
      Pierre

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  5. Ainda bem que eu já passei da época de perder o indesejado e agora vou tentar é ganhar massa muscular na academia, mais que eu amo amêndoas e amendoim a isso eu amo, e adoro granola também são um aperitivo delicioso <3

    Bom final de semana e boas vibrações :)
    www.estiloatrevidos.com

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    1. Sim, Alek, mas cuidado com a quantidade, pois essas nozes são muito calóricas e podem ter o efeito "engor-diet" - hehe. O ideal, segundo os nutricionistas, é ingerir uma porção do tamanho do seu punho fechado.

      Ótimo fim de semana e obrigado pela visita!
      :)

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  6. super dicas, adorei. não sabia sobre o amendoim poderia jurar que tinha gorduras ruins para o corpo.
    super legal o post dicas já estão anotadas aqui kkk
    adorei

    Da uma passadinha no meu blog ?
    -> Estilo 4 U

    Abração

    Não deixe de conferir...
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    1. Pois é, e o amendoim é oq possui maior quantidade de fósforo. Mas atenção: o amendoim saudável é aquele puro, sem aquela quantidade imensa de sal que vem nos pacotinhos de tira-gosto. O mesmo vale pros ovinhos de amendoim e aqueles cobertos de açúcar - kkkkkkkkkk

      Forte abraço, querido, e volte sempre!

      Pierre

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  7. Quanto post lindo!!!
    Conteúdo de qualidade é tudo, e vocês arrasam nesse quesito!
    Pauta muito bem escolhida, e uma abordagem excelente!
    Bjs e boa semana!

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    1. Ah, Matheus, você como sempre é muito gentil e querido. Obrigadão pelo apoio e pelas palavras de incentivo. É muito importante saber que nossas pautas interessam nossos leitores e lhes agradam. Uma ótima semana para vc tbm!
      ^.^

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