21 de set de 2012

BELEZA: Os mitos da maquiagem masculina + entrevista exclusiva com Thiago Botelho

Vocês já notaram que o assunto “maquiagem masculina” vem ganhando cada vez mais espaço na mídia? Até no programa da Fátima Bernardes falaram disso noutro dia. Afinal, que mal há se o homem quer disfarçar as imperfeições da pele? Muitas mulheres são contra, talvez temendo encontrar o marido ou o namorado com cara de drag queen (ou com a cara toda coberta de pó de arroz, como os homens da corte europeia do século 18!).

Polêmicas à parte, a maquiagem masculina descarta uma série de produtos, é claro. Não estão incluídos os batons, blushes, delineadores, etc. Esses artigos que dão cor e contorno ficam para as mulheres mesmo. O que alguns rapazes andam aplicando na hora de ir pra balada são os produtos que melhoram o aspecto da pele (o que, aliás, é feito há décadas, porém restrito aos famosos quando faziam aparições públicas ou gravavam um filme ou comercial de tevê).

O que dá o aspecto maquiado é o pó compacto. Pensando nisso, a Vichy lançou um pó incolor, ainda inédito nas lojas brasileiras. Esse item foi feito pensando justamente no público masculino (aguardemos, portanto, o lançamento dele por aqui). Mas se a sua intenção é somente cobrir as olheiras, sardas ou espinhas, saiba que há uma enorme gama de produtos disponíveis no mercado nacional que podem ajudá-lo.

O negócio está tão na moda que foi até criado um blog (hoje é um “portal”) dedicado a esse assunto: o Maquiagem Masculina, que dá inúmeras dicas de produtos, com textos e vídeos muito instrutivos. A seguir, leia uma entrevista exclusiva que fizemos com o criador do site, Thiago Botelho:

BAZAR MASCULINO: Lá fora, houve um aumento considerável de produtos específicos para homem. Marcas famosas, como a Vichy e a Guerlain, já lançaram linhas de maquiagem específicas para a pele masculina. Contudo, o mercado brasileiro resiste a esse segmento. Por que ainda existe tanto preconceito por aqui quando o assunto é "maquiagem para homens"?

THIAGO BOTELHO: A questão é: maquiagem é só para mulheres? Então tem que ter no rótulo essa informação. Maquiagem, para mim, é para todos, só muda a técnica utilizada.

BM: Entre as mulheres, existe aquela coisa de "maquiagem para dia" e "maquiagem para noite". Para os homens, existe essa diferença também? 

TB: Pode ser. O homem pode cobrir mais as imperfeições durante a noite usando uma base mais cremosa ou um corretivo ou base com mais cobertura, sem tanta fluidez. Para o dia deve ser mais discreto, mais fluido.

BM: Cite pelo menos 3 produtos que, para você, são indispensáveis para os rapazes que querem deixar a pele bonita e uniforme.

TB: Água thermal, primer e base líquida oil free (veja quadro abaixo).

BM: Falando nisso, o que você recomendaria para quem tem uma pele mais oleosa, propensa à acne?

TB: Na verdade, a pele do homem é mista, porém o que deve ser livre de óleo é o produto, não a pele. Para isso temos a preparação da pele com uma boa limpeza antes com produtos como sabonete líquido para o rosto e um bom primer (pré-maquiagem).

BM: Existem diferentes cores de corretivo para disfarçar olheiras e manchas de espinha. Você poderia explicar como funciona?

TB: É a famosa colorimetria, usada por maquiadores há décadas. Trata-se da técnica de misturarmos as cores primárias e secundárias. Misturando as primárias você consegue uma cor secundária e finaliza compondo uma cor terciária, que deve ser o seu tom de pele. É muito difícil descrever em palavras, na prática é bem interessante.

BM: Por último, qual a melhor maneira de saber a cor mais adequada à sua pele na hora de comprar uma base? Dizem que passar no pulso não é legal, pois a tonalidade do rosto é diferente da mão...

TB: Se você não tem barba no maxilar, passe a base próxima ao pescoço e rosto, se sumir, mesclar-se com sua pele, significa que esta ok. Caso contrário, só no rosto mesmo.

1. Primer The POREfessional, da Benefit (R$ 129)*
2. Primer Magix, da Avon (R$ 40)
3. Corretivos coloridos em creme, da Contém 1g (R$ 52 cada)
4. Água Termal, da Avène (R$ 28)
5. Base em spray Brume de Teint Éclat et Légérété, da Dior (R$ 232)
6. Base Parure Extrême (à prova d'água), da Guerlain (R$ 223)
7. Base Líquida Alta Definição Make B., de O Boticário (R$ 50)

* os preços podem variar de uma loja a outra, ou de acordo com promoções. Pesquise na internet para encontrar o melhor preço sempre!
;)

E você, leitor, já aderiu à maquiagem para melhorar o aspecto da pele ou ainda tem um pouco de hesitação?

Fotos: reprodução | Ilustração: Pierre Willemin

12 comentários:

  1. Faço uso de alguns itens, na hora de corrigir imperdeições e acho super válido.
    Esse Primer Magix da Avon é fantástico!
    Abraços!

    Senhor do Século | Meus sorteios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse primer da Avon já testei. Não acho que seja excelente, mas pelo preço é sem dúvida um ótimo item custo/benefício, pois ele remove boa parte do brilho do rosto mesmo. Obrigado pela visita, Dimas, uma ótima semana pra vc!
      :)
      Abraços,
      Pierre

      Excluir
  2. Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Guedes! Não deixe de comentar depois se pôs em prática as dicas, hein? rs
      Abração,
      Pierre

      Excluir
  3. to criando (na vdd tentando) criar coragem e comprar esse primer da benefit, se bem que pelo valor da pra comprar uns 3 magix (que tbm é otimo! ⁽(ົ‿ົ) rarara).

    Agora em relação a base ... não rola! não fica natural! sem conta que agente fica na quela de que "será que alguem ta percebendo que to usando base???"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, coloquei na seleção porque já li maravilhas sobre esse primer da Benefit em outros sites, mas não usei ainda. Dizem que é o que melhor cobre os poros e pequenas rugas, além de ter uma ótima duração no efeito mate.
      Base confesso que não uso tbm. No máximo um corretivo nas olheiras e espinhas. E esse pó da Vichy citado é mto legal, embora só se consiga por sites estrangeiros q entregam no Brasil (não tenho, mas um amigo usa e uma vez passou em mim e, junto com o primer, o resultado foi excelente e supernatural).
      Abraços, Rafael, ótima semana e obrigado pela visita!
      Volte sempre,
      Pierre

      Excluir
  4. Eu amo vir aqui e estou aprendendo muito sempre, sempre, sempre. Obrigado por vc me ensinar muito e fazer minha vida melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Luiz, ficamos felizes por estar ajudando vc a se cuidar. É muito importante termos um tempo para nós, para cuidar da estética, nosso lado externo. Obviamente somos a favor de tomar conta do intelecto, da parte espiritual, da cultura, etc., mas quando cuidamos da parte de fora, isso torna nossa vida melhor, sim, melhorando a autoestima.
      Abraços e excelente semana pra vc.
      Pierre

      Excluir
  5. A opção numero 2. Primer Magix, da Avon não funciona muito bem para peles muito oleosas.
    =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Adriano. Eu até uso e, como falei num outro comentário, é o melhor produto "custo/benefício", pois é baratinho e até diminui o brilho da pele. Mas depois de umas 2 horas a oleosidade volta nas peles mais desesperadas, como a minha - rs. Aí tem q carregar na bolsa pra retocar mesmo.
      =/
      Ótima semana, querido, e obrigado pela visita!
      Pierre

      Excluir
  6. Quando comecei o interesse por maquiagem assiti todos os videos sobre o assunto no youtube e li muito nos blogs tbm , comprei primer, corretivo, base, pó translucido e pinceis tudo muito caro pq nao queria correr o risco de perder tempo testando coisa duvidosa... enfim, comecei a usar os produtos já a algum tempo e deu pra perceber umas coisas que só na pratica vc descobre. Base pra homem que não quer parecer maquiado, só se for a noite, de preferencia se for pra ambientes pouco iluminados como uma boate, e olha que minha base não é de cobertura pesada, comprei a matchmaster da m.a.c. No dia a dia só passo mesmo o primer, corretivo normal nas olheiras e o verde nas espinhas ou pontos vermelhos, espalho bem pra camuflar e depois um pó translucido na testa e nariz pra ficar absorvendo a oleosidade (prep + prime transparent finishing powder) e isso é o básico suficiente, ainda quero experimentar algum pó que deixe uma aparencia de saúde sem parecer blush, os de efeito bronze por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, obrigado por compartilhar suas impressões sobre o assunto. De fato, é duro achar uma maquiagem que não dê uma aparência de "maquiado" ao homem. De dia, sugere-se passar apenas um pouco de corretivo nas olheiras e um primer, já que este é incolor e é apenas para tirar o brilho das peles mais oleosas. Quanto ao pó, como falei no texto, existe um da Vichy incolor que foi lançado no exterior, mas por aqui não tem pra comprar. Um amigo meu comprou qdo esteve nos EUA, ele até passou em mim uma vez para eu testar e de fato ficou imperceptível, realçando apenas o efeito mate do primer.
      Obrigado pela visita, volte sempre!
      Abraço grande.

      Excluir