29 de jan. de 2013

DICA: O que vestir numa formatura?


Começo de ano é tempo de formaturas. A minha foi em abril (nove anos atrás... como o tempo voa!), mas tem muitas universidades que promovem as suas um pouquinho mais cedo, entre fevereiro e março. E tem gente que ainda possui dúvidas sobre como se vestir para ir a um evento assim. Afinal de contas, não é sempre que você se forma ou que um amigo seu recebe o diploma. A pauta de hoje, aliás, foi sugerida por um leitor do BAZAR chamado Gustavo Colombo (valeu, Gustavo!).

Existem algumas regrinhas sobre o que não se deve usar em hipótese alguma: calça jeans, camisetas em geral (sobretudo aquelas estampadas), tênis esportivo ou All Star (por favor), regata, bermuda, boné, camisa pólo, correntes... Enfim, acho que todo mundo com bom senso já sabe que essas peças muito informais são abolidas de um evento pra lá de social, né?

Se você é convidado, existe um costume antigo de se escrever no próprio convite o dress code da festa; mas isso andou caindo em desuso (se bem que do jeito que a coisa tá feia seria melhor que isso voltasse a ser mais praticado...rs). Claro que vai de acordo com a atmosfera do evento, se for uma instituição muito formal, é bom vestir algo à altura; se for uma universidade menos cheia de "não-me-toques", pode até flexibilizar nessa coisa e permitir o uso do jeans escuro com o blazer... Enfim, veja abaixo uns exemplos do que estamos falando.


O convidado não tem a obrigação de ir chiquíssimo ao evento. Basta seguir o caminho mais fácil que é do esporte fino: essencialmente blazer, camisa social, calça social e sapato preto. A gravata é opcional. Não está na foto, mas é bom colocar um cinto de couro (calça de alfaiataria sem cinto não é muito legal). 

Quanto às cores, você pode variar, mas nada de chegar com um color blocking do tipo "Chegay! Onde é o ensaio da escola de samba?". Use tons sóbrios. O ideal é jamais colocar peças todas escuras ou todas claras junto (a menos que seja um terno completo ou costume), faça uma alternação: se usar um blazer preto ou azul-marinho, vista uma calça cinza-claro ou bege. A camisa branca é a mais clássica, mas pode variar do rosa-clarinho ao azul-bebê, assim como é possível colocar uma listrada, desde que sejam listras finas. Nada de camisa xadrez ou do tipo Baile do Havaí! 



O sapato preto é sempre o mais indicado em ambas as situações. Existe uma regrinha quanto às meias: prefira combiná-las com a calça e não com o sapato. Portanto, se a calça for cinza, calce meias cinza. Ah! E esta vale para todo mundo: o punho da camisa e do blazer não invadem a mão! Você não quer que os outros pensem que foi herança do tio gordo...

Para o baile, a mesma coisa sobre o dress code do convite. As expressões "black-tie" ou "traje a rigor" (quando se usa smoking) andam meio defasadas na maioria das formaturas no Brasil. A menos que você esteja indo a uma festa na Harvard ou Sorbonne, o ideal seria vestir um terno escuro (obrigatório para os formandos) ou seguir a fórmula do traje esporte-fino. Nos dias muito abafados, dá até para colocar uma camisa de manga curta por baixo do blazer, porém evite-a se for colocar um costume ou terno completo (paletó+calça+colete). No baile, é vantagem colocar uma gravata para dar uma ar mais elegante. E nada de exagerar nas bebidas para não envergonhar ninguém... 





Quem está se formando, tem uma pequena vantagem na Colação de Grau, pois a roupa fica escondida por baixo da beca. Dependendo do clima (e se existe ar condicionado no local) dá até pra dispensar o blazer ou paletó e ficar só de camisa. Mas se você quer mesmo seguir o protocolo quando tirar a beca e jogar o capelo pros ares, use um terno. A gravata, neste caso, é preferível, embora seja um certo modismo vestir terno sem ela...


Para o baile, a obrigação do formando é estar nos trinques, afinal, para muitos, será o único baile de sua vida para comemorar tal acontecimento! O smoking, como já foi dito, é pouco usado hoje em dia, mas se o dress code da comissão de formatura mencionar alguma coisa a respeito, corra alugar um (nada de comprar, pois custa uma fortuna e se você não for virar um diplomata ou playboy que frequenta coquetéis luxuosos ou casamentos da realeza europeia, nunca mais vai precisar de um). 

Um bom costume já resolve a situação. Mas nada de aparecer de costume bege ou branco, pois um homem de cores claras à noite vai ser motivo de estranhamento. Vai de preto, cinza-chumbo ou azul marinho. No máximo um marrom escuro. O sapato social preto, segundo alguns manuais de etiqueta, fica melhor em ocasiões mais formais com cadarço. As meias, repetindo, devem combinar com a cor da calça; essa coisa de usar sapato sem meia e terno é um modismo a ser evitado em bailes. 

Espero ter ajudado a esclarecer algumas coisinhas. O fundamental é seguir a lista do que não vestir e se ater aos trajes sociais e mais sóbrios, mesmo que seja para curtir uma data especial com a galera. E se alguém tiver outros toques, fique à vontade para expôr aqui. 

Fotos: reprodução

13 comentários:

  1. Pierre, super valeu as dicas, agora já tenho a certeza do que vestir... Amei o post! Dúvidas sanadas.. Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha curtido, a ideia foi sua - hehe. Mas mta gente ainda fica com receio do que usar em eventos assim. Abração, querido, e obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Simplesmente amei seu post! Sempre costumo ir a formaturas. Hoje já tenho uma boa noção do que vestir, mas há alguns verões atrás eu já fui a uma formatura de all star... Rsrs... Vergonha alheia pra mim =S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, o All Star de couro, do tipo sapatênis, em uma cor discreta ainda vai, mas nem pensar naqueles de lona colorida - rs. O sapato social ainda é o mais chique. Melhor ser lembrado pela elegância numa ocasião única como essa, né? rs
      Obrigado pela visita e boa semana, Cássio!

      Excluir
  3. Olááááá! Depois de muito tempo, apareci nos comments!
    Venho aqui sempre pra ver as novidades, e no dia da mudança de visual, provavelmente fui um dos primeiros a ver, mas to com uns probleminhas pessoais que estão tomando muito do meu tempo, tanto que a frequencia de posts no meu blog está bem reduzida tb... É uma das unicas coisas que tenho feito em frente ao computador. Mas tirei a manha de hoje pra reparar minha falta..
    Primeiro, parabens pela nova imagem do blog! Adorei o banner, ta mais suave (embora eu adorasse as ilustra da versão antiga!
    Sobre o post, adorei as dicas! Até pensei em fazer um sobre o tema, mas como já disse, estava sem tempo!
    E quanto ao comentário acima, ir ou não de All Star só depende do estilo da pessoa! Usa-se tênis com alfaiataria por aí e se a pessoa consegue "carregar" essa imagem, com muita atitude, fica lindo!
    Eu usaria, pq adoro misturar referências street com social... Obviamente, pegaria um modelo mais discreto, como um preto de couro...
    Bjs Pierre, e até mais!

    www.matheusfernandes.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que não gostasse mais do BM - snif! rs
      Sei como é, e olha que essas postagens eu faço em casa mesmo, pois durante o dia trabalho em outra coisa e lá o computador é uma droga (na vdd, é até uma boa máquina, mas cheia de restrições e sem os programinhas q uso em casa; a internet lá q é um horror).
      Fico lisonjeado, Matheus, que bom que tenha gostado do post.
      Quanto ao All Star, vc tem razão: um modelo de couro preto passa por se parecer com um sapatênis. Mas qdo escrevi aquilo estava pensando naqueles coloridos de lona (isso pq já vi gente usando All Star amarelo num casamento... e a pessoa em si nem era mais guri, devia ter uns 40 - hahaha).
      Volte mais, querido, uma ótima semana pra vc!
      ^.^

      Excluir
  4. Gente do céu, precisava dessas dicas umas 2 semanas atrás!
    hehehe
    Mas de qualquer forma a escolha das peças foi fantástica.
    Abraços!

    Senhor do Século | Beleza para Homens | Verão Incrível - Sorteios Incríveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dimas, gostou mesmo? Claro que as peças escolhidas são apenas ilustrativas, não q eu esteja falando que a pessoa tem a obrigação de comprar um blazer de quase 1000 reais, rs. O cara vê o post e sabe mais ou menos o que deve procurar na loja que cabe em seu orçamento.
      Obs: espero que, mesmo atrasado, vc tenha identificado nas dicas oq vestiu 2 semanas atrás =D
      Abraço grande.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Elegância sempre, né, Bratz? Ainda mais em situações que pedem uma indumentária mais formal (o povo se esquece de vestir social até em batizados, casamentos e funerais... não dá, né? rs).
      Bjs, querido, e seja bem-vindo novamente - hehe

      Excluir
  6. Boa Noite, minha formatura é em maio de 2014 e ainda estou com algumas dúvidas. A Universidade indica que devemos comparecer com o traje esporte fino, neste caso coloco ou não a gravata, se eu for de terno? e, eu posso ir no caso de Jeans, camisa social, blazer e sapato social? Muito Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Alexandre! Sua ideia é válida, sim: esporte fino é a combinação de blazer, camisa social e a calça pode ser tanto uma social quanto uma calça de sarja ou até um jeans sem lavagem muito "ousada", um jeans mais discreto. Vc pode usar com ou sem gravata, fica a seu critério.
      Mas se vc for de terno (q não é esporte fino), a gravata é obrigatória. Se a formatura é sua, o terno é a escolha mais elegante, mas se a Universidade sugere esporte fino a todos os formandos, melhor não destoar dos colegas, veja com seus amigos como a maioria irá vestida.
      Espero ter ajudado! Boas Festas de fim de ano, a propósito!
      ;)

      Excluir