17 de fev. de 2013

FITNESS: O que fazer com essa tal barriga?


Esta semana, o ex-jogador de futebol Ronaldo (que na minha época era conhecido como Ronaldinho e depois virou “Fenômeno” – hehe) postou na internet um autorretrato, esfregando na cara da sociedade o corpo sarado conquistado após muita dieta e malhação num programa de tevê. Acredito que a grande maioria de nós gostaria de eliminar a pança, como fez Ronaldo, certo? Muitos nem se incomodam, mas a grande verdade é que a “barriga de chope” está para os homens assim como a celulite está para as mulheres.

Existem inúmeros mitos a respeito de como eliminar a gordura abdominal. Contudo, qualquer preparador físico pode lhe assegurar: para perder a barriga é preciso comer menos e fazer mais exercícios. Não é somente uma questão estética, afinal, quando a cintura masculina ultrapassa os 101 centímetros, existem 70% a mais de chance de se adquirir uma doença cardíaca.

A maior das ilusões é pensar que, ao fazer abdominais, você vai acabar com a indesejável barriga. Isso porque o exercício localizado vai, sim, fortalecer os músculos da região, porém eles nunca irão aparecer a menos que você reduza a capa de gordura que está na frente. Ou seja, quer ver os "gominhos"? Então, além de abdominais, é preciso suar a camisa com aeróbica e diminuir a ingestão de alimentos ricos em açúcar e gordura.


Outro mito que vira e mexe aparece nas conversas é de que a cerveja por si só causa o aumento da barriga. Na realidade, quando uma pessoa vai tomar um chope com os amigos, ela costuma se encher de petiscos, principalmente frituras (bolinho disso e daquilo, batata frita, calabresa acebolada, etc.), que são justamente os maiores vilões dessa história. As calorias da cerveja são idênticas às de um copo de suco de laranja; o importante é exterminar as calorias da bebida com algum exercício. Mas, naturalmente, um suco de laranja tem mais vitaminas... hehe

E você sabia que, após 2 minutos de exercício, mais da metade da fonte de energia que seu corpo utiliza é de gordura? Alguns educadores físicos — li isso numa revista anos atrás e nunca me esqueci — recomendam deixar a parte aeróbica (esteira, bicicleta, corrida, etc.) para depois do treino de musculação, quando seu metabolismo está a mil, eliminando as gordurinhas localizadas com mais facilidade.

Então já sabe: nada de pensar que barriga é uma coisa impossível de se eliminar, que a culpa é do chope e que fazer abdominais já é suficiente para acabar com ela. Os suplementos ricos em proteína são legais para a manutenção dos músculos, inclusive dos “gominhos”, mas eles não vão fazer milagre sozinhos. Tem que ter força de vontade e parar de ingerir certas besteiras no dia-a-dia, como pizza, pão francês, doces, e coisas deliciosas do gênero, e malhar bastante.

Amanhã é segunda-feira. 
Fica a dica! 
;o)
Fotos: reprodução

18 comentários:

  1. acho q no caso Ronaldo Gordo um bom tanque e uns 10 kg de roupa para ele esfregar resolveria fácil o problema dele ... rs

    bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pensar que ele ganhou 6 milhões de reais pra fazer o quadro!! Eu faria por 60 mil reais - kkkkkkk
      Mas, claro, ele ganhou isso pq é uma celebridade e todo mundo estava comentando sobre a mudança física dele. Aí a emissora do plim-plim pegou o gancho. E o Ronaldo, que de bobo não tem nada, soube emagrecer o corpo engordando a conta bancária.
      ;)

      Excluir
  2. Eu estou sofrendo com a minha barriga, que só cresce. E pensar que 5 anos atrás eu não tinha NADA de barriga...Valeu a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Pela foto do seu perfil, vc aparenta ser bem magro. Se bem que a barriga aparece até nos magrinhos, pois é na região abdominal que se acumulam as gordurinhas mais temidas pelos homens. Pior que eu tbm estou ficando barrigudo!! E depois dos 30 a coisa fica mais difícil! Bom, eu já fui obeso na adolescência, mas 5 anos atrás eu tbm estava magérrimo, com mais de 10 quilos menos do que tenho agora (!!!!). Meu maior sacrifício é parar de comer bobagem. E exercício físico eu só consigo me animar nos meses mais frios — o calor me suga toda a energia...
      Abração, J.M.
      Obrigado pela visita e boa semana!
      =)

      Excluir
  3. Deu o que falar o mocinho , hein!
    Gordo , magro ... "gostoso" mais continua feio , rs*
    ganhar essa barriga não é facil e nem deve ser , não é ... afinal , ganhar essa barriga tem de fazer exercicio e exercicios faz bem de uma forma ou outra :D

    The Paperboy
    http://the-paperboy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe q não acho o Ronaldo tão feio assim como dizem? Na verdade, acho q ele estava apenas descuidado, mas agora está muito bem. A grande questão é se ele vai conseguir manter essa boa forma ou vai chutar o pau da barraca em breve. É preciso ser mto disciplinado para ficar assim sempre... Mais que inveja, tenho admiração pelos caras que têm esse corpo sarado, pois, como o subtítulo do post já diz, "não é fácil".
      =)
      Obrigado, Cleber, pela visita e boa semana!

      Excluir
  4. E ficar com os abdominais em ordem dá muito trabalho. ò se dá... é sofrer muito no ginásio! :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô... eu já fui bem gordo uma época, fiz uma dieta rigorosíssima de proteínas, sem doces ou coisas refinadas, malhei de segunda a sexta, fazia abdominais 3 vezes por semana, era 1h de esteira e consegui reduzir o IMC de 24% para 16% em 3, 4 meses, com direito a "gominhos" e tudo mais. Mantive o peso por uns 2 anos com mta disciplina, aí larguei a academia, voltei a comer bobagem, aí já viu, né?
      Dá trabalho meeeeesmo! :'(

      Excluir
    2. Estou começando a me convencer de que tanquinho não traz felicidade.


      O dinheiro traz - hahahaha

      Excluir
  5. Menino, que babado!
    Eu to malhando de novo, e ate fiz um post falando sobre isso, com a dica das musicas que ajudam a emagrecer, fato cientificamente comprovado, mas não sabia e amei a dica de fazer o aeróbio depois das series da musculação. Farei assim a partir de amanha... E meu projeto verao 2014 q ja começou, rsrs. Brinks.
    Adoro malhar e tenho facilidade pra ganhar massa. Não abro mao das cotidianas q me dão prazer (leia-se big Mac e refrigerante de laranja), mas reduzo a quantidade. A pratica de exercicios me torna uma pessoa melhor. Adorei, pi, de paixão o post. Parabéns. Bjao

    ResponderExcluir
  6. Ahhh... E o boy magya no comeco do post? Suspiros... So p n dxar passar em branco! Hehehe
    Www.matheusfernandes.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha - eu vi o boy num tumblr e na hora tive a ideia da pauta. Afinal, esse abdômen, além de dar raiva, faz a gente refletir sobre nosso corpo. Eu ando querendo acabar com minha barriguinha, mas no verão é um sofrimento eu sair de casa pra malhar, eu fico mais estimulado pra malhar no frio. E curiosamente como mais bobagens no verão; não sei oq acontece que no inverno tenho menos apetite! Sim, sou do contra - hahaha
      Ah! Vi mesmo seu post: preciso ir à academia ao som de Iron Maiden urgente e comer ouvindo Diana Krall - kkkkkkk
      Abração, querido, e uma excelente semana!

      Excluir
  7. Gente não há dúvidas que acabar com a barriga, é uma principais metas do homem brasileiro.
    Abdominal é tudo!
    Abraços!

    Senhor do Século | Beleza para Homens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como eu disse lá: "a barriga está para o homem assim como a celulite está para a mulher" - rs. A maioria querendo tanquinho!
      \o/
      Abração, Dimas, e obrigado pela visita.

      Excluir
  8. Pierre:

    Eu passo, troco um abdome tanquinho por uma cervejinha estupidamente gelada e uma porção de fritas com queijo...kkkkkkkkkkkkkk.

    Pô, sacanagi este abdomen hein....sacooooo de vida, que faseeee..hahaha.

    Linda semana. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc já desistiu do tanque - hahahaha
      É uma questão de escolha mesmo: ou a pessoa passa o dia na academia e só come salada e bebe água, ou ela deixa pra lá essa coisa de estética e pede a cervejinha com fritas feliz da vida
      =D
      Abração, Edilson.

      Excluir