14 de fev. de 2013

RESENHA: Gel de limpeza Dermo Purifyer, da Eucerin


Noutro dia comentei aqui sobre o esfoliante da Eucerin, que me agradou bastante, lembra? Pois não resisti e tive de experimentar o gel de limpeza da marca, o Eucerin Dermo Purifyer Gel de Limpeza, que serve como complemento para deixar a pele em dia, principalmente as oleosas (que é meu caso e certamente o da maioria dos brasileiros).

Ao contrário do esfoliante, cuja aplicação é indicada apenas uma ou duas vezes por semana, este é ideal para se usar diariamente, de manhã e à noite (não mais do que isso, para não estimular as glândulas sebáceas a produzir mais óleo). A Eucerin garante na embalagem que o gel “elimina de forma suave e eficaz o excesso de oleosidade, (...) graças à sua fórmula sem sabão e com 6% de tensoativo anfotérico”.

Começo falando que essa coisa de “fórmula sem sabão” deve ser verdade: o gel tem uma consistência superfluida, quase líquida, e não faz muita espuma. Quanto à história de “tensoativo”, confesso, não sei bem o que significa (se alguém puder me explicar...), mas digo que se for relacionado ao repuxamento da pele, isso não acontece, a menos que sua pele seja seca ou mista. O que senti é que o produto limpa muito bem o rosto, retirando os vestígios de protetor solar, poluição e a “oleosidade nossa de cada dia”.

Como nem tudo é perfeito, digo que o cheiro não é dos melhores (no frasco diz que é "sem perfume", mas os narizes mais sensíveis dirão o contrário). Difícil encontrar um cosmético cheio de química que seja 100% inodoro, não é mesmo? Mas calma, porque o odor (que me lembrou aquele lubrificante Singer, que eu usava no ventilador quando este fazia muito barulho – rs) é bem leve e some por completo no exágue. O que sobra é uma pele bem limpa, com textura lisa e sequinha, pronta para receber um tônico e um hidratante em seguida.

A Eucerin também afirma que o gel não é comodogênico, ou seja, totalmente livre de ácidos graxos, que obstruem os poros, ideal para fazer nossa derme respirar. E digo mais: comparando com outros géis de limpeza mais populares, como da Neutrogena ou da L’Oreal, este nem é muito mais caro: vale a pena o investimento e sair satisfeito. A sua pele agradece!

10 comentários:

  1. Bacana mesmo.
    Confesso que se ele tivesse algum perfume seria melhor.
    Gosto de fragrâncias hehehehe
    Fico impressionado com os preços da Eurecin! Produtos bons com preços justos né?
    Abraços!

    Senhor do Século | Beleza para Homens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Dimas, e eu nem conhecia nada da Eucerin até pouco tempo atrás. É uma marca que veio pra ficar no Brasil: qualidade e preços competitivos são sempre bem-vindos!
      Abração, querido, e uma ótima semana.

      Excluir
  2. Pierre:

    Como havia comentado com você sinto uma sensação de enxugamento da pele, parece que ele consegue absover qq vestígio de oleosidade da pele e achei isto incrível. Nada de pele melecada, nem gordurosa porque o produto cumpre a risca o que se propoem (já entrou na lista dos mais queridos...rs).

    Um excelente fim de semana. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, a pele fica sequinha. Adoro sentir o rosto lisinho e desengordurado. Depois do gel de limpeza e do esfoliante, agora quero experimentar um hidratante da Eucerin. Será q acho? rs
      Abraços e ótima semana, Edilson.
      =)

      Excluir
  3. Parabéns Pierre, o Bazar esta cada vez melhor, sempre quero testar esse produto mas sempre acontece algo que me impede, uma hora vai! kkk Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Edu. Pode experimentar que os 2 produtos que já testei da marca foram aprovadíssimos. Muito bons e com preço excelente.
      Abração, querido, e uma boa semana pra vc!

      Excluir
  4. Então cara sobre tensoativos é assim:

    Em bioquímica existe uma máxima que é “semelhante dissolve semelhante” ou seja moléculas semelhante tendem a ser solúveis entre sí.(substancias polares e apolares). Tensoativos são substâncias anfifílicas, ou seja, uma molecular com características antagônicas, molécula cuja estrutura possui uma parte hidrofílica (solúvel em água) e outra parte lipofílica (solúvel em lipídios).

    Em todas as moléculas tensoativas há um grupamento polar que possui afinidade por água ( compostos polares), denominado grupo hidrofílico. Na mesma molécula há também o chamado grupo hidrofóbico, que por sua natureza apolar, não possui afinidade por água, mas possui por substâncias oleosas, sendo chamado muitas vezes de grupamento lipofílico. Onde essas substancias oleosas pode ser por exemplo a oleosidade da pele. Todos os agentes tensoativos são constituídos, portanto, de moléculas que exibem duas porções estruturais distintas que manifestam tendências opostas de solubilidade.

    Os tensoativos são substâncias que modificam as tensões superficial e interfacial, disso decorre uma série de propriedades quanto à aplicação ou função os tensoativos que podem ser classificados como emulsionantes, detergentes, agentes espumantes ou antiespumantes, agentes condicionadores, antiestáticos, bactericidas, umectantes, emolientes, dispersantes, solubilizantes ...

    Então funciona mais ou menos assim, esse gel possui 6% tensoativo anfotérico o que quer dizer que possui uma estrutura tanto acida quanto básica (alcalina), polar e apolar, hidrofílico e hidrofóbico. Isso em agua (meio aquoso) mesmo com variação de pH possui tanto características aniônicas como catiônicas (anions e cátions). Tudo isso serve na vdd pra diminuir a tensão superficial de contato entre dois líquidos, no caso a oleosidade/sujeira da pele e a agua juntamente com o detergente de limpeza.

    Dessa forma a limpeza se torna mais eficiente e precisa poi,s a “sujeira” da pele é desprendida do extrato córneo de forma mais suave e por inteiro.

    É mais ou menos assim

    agora sobre o gel da Eucerin não precisa dizer muita coisa né (ufa! rsrs) ele é realmente muito bom mesmo! Não agride, não irrita, limpa muito bem e tem um preço otimo.


    Ps : desculpe a tele-aula hahaha :]

    ResponderExcluir
  5. Adorei a aula (vc devia ser professor, hein?).
    Na vdd, qdo escrevi "alguém me explica sobre tensoativo", pensei em vc - rs. Juro! Afinal, vc mencionou uma vez que é farmacêutico, então era óbvio que seria a pessoa indicada a me explicar a questão - hehehe.
    Comentários sempre bem-vindos e esclarecedores.
    E de fato os produtos da Eucerin estão aprovadíssimos!
    Abração, Rafael, e ótima semana!
    =)

    ResponderExcluir
  6. hahaha é nada que pensou isso :D
    (acho que fiquei com vergonha agora rs ◔_◔)

    a ideia de lecionar é realmente um ansejo, quem sabe não começo a pensar um mestrado ... quem sabe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juro!! Na hora eu pensei: "O Rafael vai me explicar isso"
      Que eu caia mortinho agora! rs
      Mas vai fundo na ideia de lecionar. Vc explica de um jeito fácil, tem bastante conhecimento e se expressa muito bem (ao menos na hora de escrever).

      Excluir