22 de abr. de 2013

MODA: Os melhores looks masculinos do Fashion Rio (Primavera/Verão 2014 - Parte 1)


Demorou, mas o BAZAR finalmente comenta e faz uma review do evento mais importante de moda da semana passada no Brasil, o Fashion Rio. Foram 5 dias com as coleções primavera-verão de grifes badaladas, como TNG e 2nd Floor, indicando as principais tendências para o final do ano, para as estações mais quentes. Foi tanta coisa legal que decidi dividir esse “balanço geral” em duas partes (na 2ª parte, vocês conhecerão o desfile favorito do blog, inclusive).

Primeiro, vamos dar uma espiada na moda praiana da Blue Man, que trouxe muito tropicalismo para as passarelas com estampas trabalhadíssimas em sungas, bermudas e calças. A inspiração em azulejos portugueses parece que veio com tudo mesmo (esse tipo de estampa já apareceu em coleções internacionais, como Alexander McQueen; tivemos a Colcci nessa pegada durante a SPFW), tanto que houve um pouco disso no desfile da Blue Man, em especial nas peças femininas (e, mais adiante, vocês irão conferir algo bem similar, todavia com uma pitada de humor, no desfile da Apoena...).


A 2nd Floor, do grupo Ellus, optou pela ousadia, vestindo os rapazes com muita transparência (organza, seda, etc), em looks mais monocromáticos, com uma ou outra exceção. Segundo a assessoria da marca, o olhar estava voltado para a pop art de Roy Lichtenstein, muito geometrismo, e releitura de uniformes hospitalares, tudo muito conceitual e marcante (havia, inclusive, nas estampas, imagens de vidrinhos de remédios, combinando com o cenário que estilizava farmácias e enfermarias).

A coleção masculina da Aüslander, como sempre, arrasou e exibiu um homem muito elegante, mesmo nos looks mais “praianos”. A cartela de cores ficou amarrada no preto e branco, com mix de estampas que iam das padronagens gigantes aos grafismos superdetalhados. Destaque para os acessórios, como mochilas e botas de cano médio — tudo bem moderno e minimalista — em couro envernizado.


A Coca-Cola Clothing, seguindo o estilo que a marca costuma a empregar nas suas mostras, optou por um visual mais colorido e extravagante. Poucas estampas realmente marcantes, porém uso abundante de tecido inusitados, com efeito molhado ou ombré, fazendo o gênero "surfista". Como diz Narcisa Tamborindeguy, “the face of Rio” – rs. O mais interessante foram os recortes a laser, formando desenhos vazados (como na camiseta vermelha em destaque na montagem abaixo). Teve ainda um pouco de jeanswear, outro ponto alto da grife, com peças de “acabamento por fazer”, conferindo um aspecto ainda mais despojado e bem-humorado.


Falando em humor, a Apoena fez uma brincadeira óptica muito original: homenageou o cinquentenário da Turma da Mônica colocando os personagens de Maurício de Sousa em padronagens que, de longe, se assemelham aos azulejos portugueses já mencionados no começo do texto. As cores primárias deram o tom, fazendo jus ao tributo às histórias em quadrinhos. Na passarela, o ator Duda Nagle fez uma participação especial, atraindo mais atenção a essa nova marca, criada pelo Instituto Proenza, organização sem fins lucrativos que tem sua sede em Brasília. Pessoalmente, adorei os sapatos bicolores da Jorge Alex, combinados às meias coloridas.

 Enfim, esse foi o primeiro resumão do Fashion Rio. Não percam a 2ª parte, com os demais looks masculinos destacados pelo BAZAR, incluindo o desfile mais legal desta edição, segundo a modesta opinião do editor - hehe. Ótima semana a todos! =)

Fotos: reprodução

6 comentários:

  1. Esse é o primeiro post sobre o Fashion Rio que parei para ler hehehe
    Não acompanhei nada dessa temporada.
    Looks grandiosos e milhões de possibilidades né?
    Abraços!

    senhordoseculo.com
    Beleza para Homens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostou então, Dimas? Achei essa temporada mais fraca que a do ano passado, mas tem algumas coisas legais.
      Abração, querido, e uma ótima semana.

      Excluir
  2. Pierre:

    Tudo de bom hein...rs

    Abraços querido e linda semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Edilson, pela visita e uma ótima semana pra vc também.

      Excluir
  3. È pah, gostei imenso da tshirt com as letras "arrancadas"! :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou bem legal, né? Adorei esse efeito vazado, mas só com um corpinho em dia pra usar, né? hehe
      =D

      Excluir