16 de set. de 2013

DIETA: Cuidado para não catabolizar! Veja dicas de lanches e refeições para sua "dieta do abdômen"


Continuando a falar sobre minha "dieta do abdômen", isto é, a dieta que já fiz anos atrás, obtendo ótimo resultados, e que retomei pouco mais de 2 semanas atrás, incluindo uma rematrícula na academia, vamos hoje ver algumas dicas de lanches ou refeições.

Basicamente, você deve incluir aqueles alimentos que citei no outro post e comer de 3 em 3 horas. Só assim você evita a "catabolização" no seu corpo.

Mas o que é catabolizar?
Em resumo, é o contrário de anabolizar (ganho de massa muscular, ou massa magra, a partir da reconstrução das fibras musculares, "rompidas" durante o treino). Ou seja, catabolizar é quando, por falta de nutrientes ingeridos e para obtenção de energia, seu corpo começa o processo de "quebra das fibras", fazendo com que a musculatura diminua em vez de aumentar...

No quadro acima, coloquei dois tipos de lanches que costumo fazer ou na parte da manhã ou à noite, 3 horas após o jantar, quase na hora de dormir (após o treino, sugiro um shake de whey protein). A dieta adverte que, para atingir resultados, é necessário realizar 6 refeições por dia, o que inclui 3 refeições mais completas — café da manhã, almoço e jantar —, além de 3 lanches leves.

Agora vamos ver 2 dicas de refeições, que podem ser tanto no seu almoço quanto no seu jantar:


Agora temos dois exemplos de como combinar alimentos ricos em proteínas (atum ou ovos) com os alimentos ricos em carboidratos do bem (arroz integral ou batata doce). Se quiser, pode dar um toque de sabor acrescentando ervas e azeite extravirgem (este último é uma gordura monoinsaturada, ou seja, é a gordura "boa" para seu organismo).

Então, agora que já sabem o que é catabolizar e qual a importância de comer de 3 em 3 horas, não deixem de seguir direitinho as dicas do BM, certo?
Uma boa semana a todos. E eu, rumo à 3ª semana do meu projeto - rs.

Fotos: reprodução

4 comentários:

  1. Rapaz, é de um blogue como o seu que estava procurando. Aqui tem de tudo, gostei muito, está de parabéns. Já estar te seguindo para me manter atualizado de suas publicados. Caso gostar de poesias, o meu humilde blogue é:

    http://gagopoetico.blogspot.com.br

    Abração do novo amigo,
    Dan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Daniel! Fico lisonjeado com suas palavras. É como o nome do espaço se propõe mesmo, um bazar de coisas que os homens adoram! rs
      Abração e ótima semana!
      =)

      Excluir
  2. Dicas preciosas hein?
    preciso me preparar para o verão!
    Abraços!

    www.senhordoseculo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca é tarde, Dimas, e confesso que estou na 3ª semana e já estou sentindo diferença! Será q é psicológico? rs
      Acho que não!
      =D
      Abraço grande!

      Excluir