27 de set de 2013

FITNESS: Cutting, bulking, aeróbico em jejum... alguns termos a conhecer quando o lema é perder gordura e ficar em forma


Na última sexta-feira, completei minha 4ª semana da "dieta do abdômen" (veja as outras 2 postagens a respeito do assunto aqui e aqui). Como já falei anteriormente, é um plano de 6 semanas de dieta rigorosa, rica em proteínas, carboidratos integrais e gordura insaturada (como a que encontramos nas oleaginosas), e nada de açúcar, frituras, carboidratos refinados, etc.

Bom, eu havia colocado na cabeça que não era legal subir numa balança durante esse período para não ficar neurótico, uma vez que músculo pesa mais que gordura, e, como estou indo à academia de 4 a 5 vezes por semana, é óbvio que este mês "ganhei" músculos. Acabei sendo vencido pela curiosidade e, quando fui ver, estava apenas com 2kg a menos...

Mas calma! Eu posso muito bem ter eliminado 4kg de gordura e ganhado 2kg de massa magra, o que explicaria facilmente essa diferença pequena. Por que atletas sarados pesam mais do que eu, por exemplo?

O fato é que abandonei as calças de manequim 42 e passei a vestir novamente o 40 (e nem está apertado). No espelho, a diferença também pode ser percebida, a silhueta está mais esguia e os braços, pernas e tórax estão mais definidos. E faltam 2 semanas para manter todo esse rigor na alimentação. Depois, posso até dar uma "relaxada", mas jamais deixar os exercícios de lado e estar em dia com a reeducação alimentar, evitando ao máximo os doces, frituras e carboidratos refinados, que precisam virar exceções na minha rotina. Com isso, pode-se dizer que estou na minha fase de "cutting".

Mas o que é cutting?
Vulgarmente falando, cutting é o processo pelo qual fisiculturistas se submetem para ganhar massa magra (isto é, aumentar a musculatura) e perder massa gorda. Existe ainda o termo bulking, que é "ganhar o máximo de massa magra sem ganhar, nem perder massa gorda" (é mais pra quem quer ficar saradão).

Não estou me comparando a um fisiculturista — que fique bem claro —, estou longe disso. Mas esses dois termos aparecem frequentemente em alguns fóruns sobre emagrecimento e condicionamento físico, então resolvi falar sobre eles hoje. Pode-se dizer que estou na "fase cutting" porque é justamente o que eu quero fazer com essa dieta + treinamento: aumentar/definir minha musculatura e diminuir meu índice corporal de gordura.

O importante é saber que uma perda de peso muito grande somente com a redução drástica de calorias diárias, aliada a muito exercício aeróbico, não significa que você irá ficar magro e sarado para sempre. Assim que atingir sua meta, você tende a comer mais (ninguém quer ficar contando calorias pro resto da vida) e, assim, corre o risco de engordar de novo. E a flacidez não vai embora sem musculação. Nem adianta ficar 2 horas na esteira e ir embora da academia sem encostar num halter. Conheço gente que faz isso há séculos e não emagrece de jeito nenhum.


Aliás, falando em aeróbico, existe outro assunto que vem ganhando espaço cada vez maior nos debates de fitness: o aeróbico em jejum.

Mas como funciona?
Esse tenho feito bem pouco, admito. Mas como estou de férias (o que facilita bastante) até consegui fazer algumas vezes. O "aeróbico em jejum" promete combater as gordurinhas localizadas com mais intensidade, pois, na falta de nutrientes ingeridos, o organismo busca a energia necessária para a realização dos exercícios justamente na massa gorda presente.

Mas atenção: nada de treinar pesado em jejum, pois em vez de aumentar a massa magra é justamente nos músculos que o metabolismo "desnutrido" irá buscar essa "energia". Em outras palavras, toda a musculatura que você suou tanto para obter e definir pode ser "torrada" nessa prática.

Então como deve ser feito? 
Logo pela manhã (ou após um período de 3h sem alimentação), faça um exercício aeróbico por 20 a 40 minutos, dependendo da intensidade. Nem fique olhando para o contador de calorias, pois isso é o de menos.

Pode ser uma caminhada ao ar livre, na esteira, bicicleta ergométrica ou step. Antes, no entanto, é bom "estimular" ou "acordar" o metabolismo com cafeína (seja uma caneca grande de café sem açúcar ou cápsulas de termogênico) ou aqueles aminoácidos, como BCAA. E volto a frisar: nada de treino com pesos depois. Deixe isso pra mais tarde, quando seu corpo estiver alimentado, preferencialmente com carboidratos integrais e proteínas.

Espero ter ajudado com mais essas dicas. Estou aqui torcendo para que meu corpo fique ainda melhor daqui 14 dias!
=D

Fotos: reprodução / detalhe do desfile da Ausländer no último Fashion Rio

11 comentários:

  1. Se eu fizer algum exercício eróbico em jejum, acho que entro em óbito por acidose metabólica! :D

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    1. kkkkkk
      Que exagero, Rafael! A menos que vc esteja fazendo greve de fome há dias! =P

      Mas vc nem deve se preocupar com isso, aposto que vc é magro (nunca o vi, mas sei lá... não te imagino gordinho). rs

      Abração, querido, e ótima semana!

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    2. rs
      nao, nao sou gordinho mesmo não :]

      mas tbm nao sou malhado de academia. na vdd nem curto academia, tenho ataques de risos num lugar desses !

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    3. Pra falar a verdade eu também não curto academia. Mas sabe como é: não é saudável ficar sedentário. Pouco a pouco vou tomando gosto pela musculação, conforme os resultados vão aparecendo. Mas amar de paixão não amo. Tem dia que vou me arrastando para a academia.
      u.u

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  2. Pierre meu querido, anotando todas as dicas aqui.
    #VamoQueVamo rumo ao Verão heheh
    Ótima semana!

    www.senhordoseculo.com

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    1. Anote mas coloque em prática, hein? rs
      Bom resto de semana, Dimas!
      =)

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  3. Qe blog maravilhoso! Rico em informações.. Apesar do nome ser 'bazar masculino', consegui pegar muitas dicas pro universo feminino e alavancar a minha dieta e treinos.. Parabéns!!!!!

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    1. Que bom, Naiara! Fico feliz em ler isso! Na verdade a ideia central é justamente fazer um blog destinado aos rapazes, pois blogs femininos existem aos montes... mas as moças também são sempre bem-vindas. Vire e mexe falo de um assunto neutro, que pode tanto agradar a eles quanto a elas (cosméticos, dicas de filme, livro, arte, dieta, etc). Obrigado e volte sempre!
      :)
      Bjsss e boa semana!

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