1 de dez. de 2012

SAÚDE: Dez motivos para parar de fumar (ou não aderir ao fumo)


Hoje é o Dia Mundial de Combate à Aids, porém resolvemos sair do lugar-comum e fazer uma pauta sobre outro problema grave de saúde: o tabagismo. Foi-se o tempo em que o cigarro era visto como algo glamouroso, no canto de um meio-sorriso dos astros do cinema ou televisão. Mas de uns anos pra cá, a coisa mudou muito, tanto que os comerciais foram varridos da tevê, fumar virou um tabu nas novelas (a menos que sejam "de época", e olhe lá...) e até na vida real os fumantes são perseguidos em estabelecimentos públicos, sendo proibidos de "atuar" em frente aos outros.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, cerca de 25 milhões de brasileiros fumam, 60% destes são homens. Agora um número ainda mais assustador: 200 mil pessoas morrem no Brasil a cada ano em consequência do cigarro, fazendo com que o hábito passasse a ser chamado de vício, e em seguida se transformasse em doença.

Se você, leitor fumante, já se conscientizou do problema e resolveu parar, nossos parabéns! No entanto, caso ainda haja alguém aí que convive com essa luta diária, eis 10 motivos para refletir sobre a questão e parar de vez com o fumo ou simplesmente não cair nesta armadilha:

1. Fumar causa mau hálito.
Faça uma experiência: pegue um cinzeiro recém-esvaziado e dê umas bitocas calientes nele - rs. É muito provável que você ache o gosto repugnante. Pois é desse jeito que sente uma pessoa não-fumante ao beijar alguém que fuma. Mesmo que não vá beijar ninguém, o cheiro desagradável estará ali quando só for conversar com um colega. Chato, né?

2. Cigarro custa dinheiro. 
Vamos fazer uma continha? Há pessoas que fumam um maço por dia, certo? Quanto custa um maço? Digamos que seja 5 reais. Em uma semana, a pessoa gastou 35 reais. Em um mês, serão 150 reais; em um ano, 1.800 reais!! Agora, já pensou quanto um indivíduo gastou se ele foi um fumante por, suponhamos, dez anos? Isso mesmo: 18.000 reais! O cara pagou para acabar com a própria saúde e terá de gastar ainda mais depois com remédios, exames e tratamentos...

3. Faz mal para a saúde.
Isso todo mundo já sabe, mas não custa frisar que inúmeras doenças podem ser desencadeadas pelo tabagismo, entre elas infarto, câncer, doenças do pulmão, enfisema, etc.

4. O cigarro onera o dinheiro público.
Não é somente o bolso do fumante que é afetado, pois são gastos quase 1,5 bilhão de reais por ano no SUS com hospitalizações, exames e tratamentos de doenças relacionadas ao fumo. Imagina quantas escolas, por exemplo, daria para se construir com esse valor!

5. Os parentes e amigos também podem contrair doenças. 
Essa também não é nenhuma novidade, pois todo mundo sabe que os fumantes passivos, aqueles que respiram a fumaça dos outros, também podem ter problemas de saúde. Ou seja, se você fuma perto de alguém que ama, pode estar prejudicando essa pessoa querida a cada tragada.


6. Cigarro deixa a pessoa feia.
Você sabia que a pele de um fumante envelhece mais rápido que a de uma pessoa que não fuma? Isso porque os componentes do cigarro ressecam a pele do rosto, dificultando sua hidratação e, claro, causando mais rugas. Além disso, os dentes ficam amarelados mais rapidamente. Especialistas afirmam que até o surgimento de varizes está ligado ao tabagismo!

7. Impotência e insônia.
Outros estudos apontam que o cigarro pode causar impotência nos homens e até distúrbios do sono, como a insônia e a apneia (quando a respiração é interrompida por alguns segundos ou minutos durante o repouso!!).

8. É antiecológico. 
Olha essa: 25% dos incêndios em todo o planeta são causados por pontas de cigarro jogadas inadvertidamente! Pense nas árvores e animais que morrem queimados por causa desse vício! E o fogo pode se alastrar e afetar casas...

9. Melhore sua fertilidade!
Se você quer ter filhos, pense que o tabaco diminui sensivelmente a fertilidade de um homem (ou mulher, é claro). Uma pesquisa da Universidade de Oxford alertou: o cigarro pode diminuir a contagem de espermatozoides e aumentar gametas defeituosos, gerando filhos com problemas congênitos.

10. Deixe sua família e amigos felizes. 
Sim, porque parando de fumar você certamente prolongará sua vida e, com isso, poderá desfrutar de seus parentes e amigos por muito mais tempo. Você não quer ser enterrado por uma mãe ou deixar um filho prematuramente órfão por causa de um vício, não é?

Esperamos ter ajudado na reflexão.
Um ótimo fim de semana a todos e apague essa ideia de uma vez!
;-)
Fotos: reprodução

8 comentários:

  1. Boas dicas! Nunca é tarde para cortar com maus hábitos! É preciso é determinação e vontade.

    Um abraço e bom fim de semana.
    Renaldo Aragão

    www.projetomoda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Determinação e vontade é fundamental, Renaldo! Que bom que vc é dos nossos e tem noção de como é ruim para a saúde. Só é bonito em editorial de moda, rs. Mas não é legal trazer isso para a vida real...
      Abração e ótimo restinho de semana, querido.
      Edilson e Pierre

      Excluir
  2. Excelentes motivos!
    Fumar é um completo desastre para o seu corpo!
    Abraços!

    www.senhordoseculo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, Dimas! Que mais gente pense igual, porque os números continuam alarmantes, né?
      Abraços, querido, e ótimo resto de semana.
      :)

      Excluir
  3. Ainda bem que detesto cigarro... embora convivo com fumantes...
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom q vc detesta, pois faz bem a sua saúde, mas infelizmente convive com fumantes, aí é fumante passivo, tbm pode ter problemas de saúde com isso. :/
      Abraços, Ro, e boa semana.
      Edilson e Pierre

      Excluir
  4. perfeito, para min nem é preciso ter 10 motivos apenas 1 faz mal kkk
    acho que esse é o essencial. adorei o post
    Da uma passadinha no meu blog ?
    -> Estilo 4 U

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moda e beleza não combinam com cigarros (ao menos na vida real, né?). Faz mto mal mesmo!
      Abração, Wagner, e obrigado pelo comentário.

      Excluir