3 de jan. de 2013

ACESSÓRIOS: A ida e a volta dos chapéus


Todo mundo sabe e todo mundo diz: a moda é cíclica, ou seja, com o tempo, certos itens, cores, estampas e cortes vão e voltam de circulação. Um exemplo disso é o chapéu, clássico do vestuário mundial, que enfeitou e protegeu cabeças há milênios, mas que andou meio sumido das ruas. Atualmente, os chapéus são bem menos utilizados do que cerca de 30, 40 anos atrás, contudo eles ainda são um dos acessórios favoritos dos homens mais descolados. Quer ser um hipster? Use um chapéu.


Havia uma época em que sair sem nada na cabeça era como sair sem sapatos. Basta assistir aos clássicos do cinema: ao pisar fora de casa, os homens não dispensavam o acessório, seja ele um típico Panamá ou Fedora. O fraque não estaria completo sem cartola. E o que seria do uniforme militar sem seu quepe? Não é à toa que ainda hoje chamamos os recintos destinados a guardar casacos e bolsas nas boates de "chapelaria" (reparem que na maioria das vezes nunca há um chapéu por lá - rs).

Celebridades da música, como Kanye West, Ne-Yo e Justin Timberlake, vez ou outra aparecem por aí usando um. Os hollywoodianos Johnny Depp e Brad Pitt também são adeptos fervorosos dessa peça que ainda virou sinônimo de inúmeras personalidades (reais ou não) ao longo dos séculos, de Napoleão a Sherlock Holmes. Alguns modelos passaram até a adotar o nome de seus portadores mais ilustres, como o chapéu Santos Dummont ou a boina de Che Guevara.


Seja para proteger do frio no inverno ou do sol forte no verão, o chapéu é um item obrigatório para quem quer ousar no look. Mas cuidado para não combiná-lo com trajes muito informais. Um chapéu de palha — e não estou me referindo ao de festa junina, todo desfiado! hehe — pode ficar melhor com uma camiseta e uma bermuda jeans no litoral, mas a combinação perfeita para um chapéu xadrez ou de feltro é o traje social, com camisa e calça (ou até bermuda) de alfaiataria. Dá para encontrar esse acessório em lojas de departamento ou nas grandes grifes, quase tudo disponível em venda online (vide a seleção abaixo).

E aí? Topa um look mafioso?
=D

Fotos: reprodução

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu sabia - hehe. Afinal, a sua atual foto do perfil já traz um desses cinco, né?
      :D
      Valeu, Paulo, bom fim de semana desde já pra vc!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Por enquanto, só chapéus - hehe
      Boinas ficam pra próxima
      ;-)

      Excluir
  3. Linda a postagem, fiquei com vontade de comprar um chapéu destes estilosos....hehehehe.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, mas fico com medo de não combinar comigo. Fora que não dá pra usar em qq lugar, imagina usar um chapéu em Caçapava... ¬¬
      Abraços, Edilson

      Excluir
  4. Quero uma boina... só não sei se terei coragem de usar... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho bem legal, mas sou que nem você: quero e não sei se tenho coragem de usar - rs.

      Excluir
  5. Sempre funciona como um acessório poderoso né?
    Prefiro o clássico Panamá.
    Abraços!

    Senhor do Século | Sorteios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O panamá eu acho muito bonito, mas sabia q ele não é para durar mto tempo? Vi numa reportagem certa vez que o material usado para fazer um autêntico Panamá, mesmo se bem conservado, dura no máximo um par de anos, logo se deteriorando sozinho. Curioso, não? rs
      Abraço grande, Dimas, e bom fim de semana!
      =)

      Excluir