15 de jun. de 2013

PERFUMES: Você saberia escolher seu(s) perfume(s) pela família olfativa?

Tem quem diga que perfume deve ser uma assinatura. Sabe quando você sente um cheiro e, de cara, lembra de alguém porque esta pessoa só exala aquele determinado perfume? Eu já não concordo e cada dia gosto de passar um diferente, sou fascinado por diversas fragrâncias. Cheguei a dizer no ano passado, numa postagem qualquer, que não fico preso à denominação "masculino" e "feminino", se o cheiro me agrada eu uso mesmo.

Entre os masculinos, já declarei que meu favorito é o Hypnôse, da Lancôme, certo? Até fiz uma resenha sobre ele e babei ovo mesmo. Entre os femininos, tem o Soir de Lune, da Sisley, disputando o 1º lugar com o For Her, do Narciso Rodriguez, que é simplesmente delicioso.

Mas escolher o perfume ideal muitas vezes é complicado. Levante a mão quem nunca entrou numa loja e, depois de sentir meia dúzia de fragrâncias diferentes, começou a achar tudo muito parecido, comprou um item que achou maravilhoso e, em casa, depois de deixar o olfato descansar um pouco, percebeu que o perfume não era tão incrível assim?

Tem um site chamado ScentMap que pode ajudá-lo a descobrir qual seu caminho olfativo favorito. Basicamente, eles são divididos, por ordem alfabética, em Amadeirados, Aromátiscos (ou Gustativos), Cítricos, Chipre, Florais, Frutais, Fougére (ou Refrescantes) e Orientais. Meus grupos prediletos, sem dúvida, são o floral e o amadeirado (embora eu também ame perfumes orientais, que muita gente detesta por considerá-los com "cheiro de incenso").

Se você já sabe qual sua(s) família(s) olfativa(s) preferida(s), já saberia escolher o próximo perfume pra chamar de seu? Confira algumas sugestões:

AMADEIRADOS: 


AROMÁTICOS:


CÍTRICOS:


CHIPRE:


FLORAIS:


FRUTAIS:


FOUGÈRE:


ORIENTAIS:


2 comentários:

  1. Cara perfume é tudo de bom né?!
    não dá pra ter só um. rsrs

    não curto muito os amadeirados e muito orientais, claro que sempre há exceções como esse tokyo da kenzo que tbm é bom.

    mas meus preferidos se enquadram todos nos frescos e aromáticos como:
    - CK One (mainstream eu sei mas eu amo esse cheirinho ._.)
    - Fuel For Life, Diesel (tem realmente cheiro de vida)
    - Allure Homme Sort, Chanel (perfume da minha vida! toda ela :]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desses citados, Rafael, só não conheço o Allure masculino, pois só senti o feminino mesmo (e é delicioso). Dessas famílias olfativas, sempre digo q não curto os chipre, isto é, aqueles muito com "cheiro de senhor", como o Kouros, q é um cheiro bem singular e que não agrada muita gente. Os amadeirados devem ser suaves tbm, senão tbm podem dar uma "envelhecida" em quem os utiliza. E até em se tratando dos frutais, especialmente os femininos, é preciso segurar a dose nas frutas vermelhas, senão fica megaenjoativo. Eu adoro perfumes adocicados, mas bem de leve, nada açucarado demais, como o 'Angel'. De resto, até q não sou tão difícil pra perfume, gosto de váaaarios - rs.
      Abração, querido, e obrigado pela visita! Sempre bom vê-lo aqui.
      =)

      Excluir