31 de jul. de 2012

MODA: A volta da camuflagem


Vendo as fotos do Teen Choice Awards, há alguns dias, notei que Kevin McHale (um dos astros de Glee) e Justin Bieber (este dispensa apresentações, certo?) estavam vestindo aquilo que, lá no comecinho do ano, eu escutara no canal Glitz, não me lembro bem em qual programa, que seria o revival de uma das estampas mais celebradas de todos os tempos: a camuflagem. Justin escolheu uma camiseta, ao passo que McHale optou por uma calça skinny.

Este ano, o militarismo invadiu as passarelas (como na coleção de Dries Van Noten) e lojas de fast fashion, especialmente no corte e formato dos blazers (eu mesmo comprei um na Renner), mas o que mais se tem visto de uns meses pra cá é a estampa camuflada voltando com tudo nos lookbooks europeus e norte-americanos. E isso ainda deve pegar no Brasil nos próximos meses, quando o inverno passar e o calor da primavera se firmar. Falando nisso, outra estampa que também deve chegar para derrubar tabus e cobrir os homens será a de flores, mas isso vai ficar para uma das próximas postagens (aguardem!). Por ora, deem uma conferida no que achamos pela internet relacionado ao look camuflado.


E não deixe de curtir a fanpage do blog, hein? Assim, você vê as atualizações do Bazar na sua timeline, sem contar que tem muita coisa lá que não postamos aqui.

29 de jul. de 2012

BELEZA: Melhor que água benta!


Estou com um frasco de água termal da Avène já há algum tempo, o spray até ficou esquecido num armário do banheiro desde que o adquiri. No entanto, depois de ler tanta coisa ótima acerca dos benefícios desse cosmético, resolvi utilizar o produto com mais frequência.

Mas o que seria essa água que custa tão caro nas farmácias?  Muita gente, ao ver a etiqueta com o preço, deve achar um absurdo pagar de 30 a 100 reais, dependendo da marca e tamanho, por um frasco de água, certo? Só que ela não é igual à mineral engarrafada que bebemos, tampouco àquela que sai das torneiras.

A água termal é uma água subterrânea que, ao longo de várias décadas, foi sendo enriquecida com os minerais e oligoelementos das rochas. Quando volta à superfície, ela vem preenchida com altas doses de ferro, cálcio, magnésio e zinco.

O Brasil possui muitos aqüíferos termais, como Araxá e Caldas Novas, e a primeira marca nacional a comercializar o produto foi a Águas de São Pedro. No resto do mundo, as mais famosas fontes são as de Sirmione e Tabiano (Itália), Aix-la-Chapelle (Alemanha), sem falar das francesas Uriage, Saint Honoré e Avène (a fabricante daquela que estou usando).

E olha só: a água termal brasileira é uma das mais alcalinas e sulfurosas do mundo, o que, em outras palavras, é perfeita para pele acneica! Alguns especialistas, inclusive, garantem que ela pode ser uma alternativa ao hidratante (para quem sofre de oleosidade excessiva), tamanha é sua absorção pela derme!

No inverno (ou em ambientes com ar-condicionado), a água termal é uma poderosa aliada contra o ressecamento da pele. No verão, além de hidratar, ela suaviza a irritação provocada pelo sol forte. Tem como não amar esse produto que promete tanta coisa legal?


27 de jul. de 2012

RESENHA: Kokorico, de Jean Paul Gaultier


Meu aniversário é só em setembro, mas, como minha querida amiga Nine estava em Paris, dei-lhe a incumbência de me trazer o último perfume assinado pelo estilista Jean Paul Gaultier, Kokorico.

O que achei? Simplesmente fabuloso. O cheiro inicial é algo entre o oriental e o amadeirado, logo dando espaço a uma fragrância indescritível de chocolate. Sabe aquele aroma maravilhoso de quando alguém chega a um ambiente e dificilmente passa despercebido? Pois é, taí a impressão causada pelo Kokorico. De saída, tem uma ligeira semelhança com o Polo tradicional da Ralph Lauren (o verde), porém, o que mais me chamou a atenção foi a nota quente do cacau que deixa ao fixar-se na pele.

Tem um aroma singular, forte, sensual e viril. Daqueles perfumes arrebatadores. Fiquei bastante satisfeito com seu odor personalíssimo. Diria até que é um perfume para homens que já passaram dos 35 anos. Não consigo imaginar um jovem o utilizando, talvez porque nos remeta a uma sofisticação e formalidade mais apurada, todavia as notas quentes também nos remetem a um estilo mais agressivo e sexy; tenho certeza de que será o perfume escolhido pelos conquistadores de plantão.

Bem, esta foi minha impressão sobre Kokorico e espero que tenha animado os perfumólatras que leem o Bazar.

Edilson

25 de jul. de 2012

MODA: Cores e mais cores


Todo mundo sabe da importância e influência das cores na vida das pessoas. Muitas pesquisas já apontaram os benefícios e como o emprego das cores melhora o estado emocional, auxiliando no tratamento de doenças. Parece bobo? Algo supérfluo? Os estudiosos e a turma dos neurocientistas parecem não pensar assim.

 De repente, você pode inserir um toque de cor num look mais sóbrio e com certeza fará toda diferença. Óculos de aro vermelho, um relógio de pulseira roxa, um tênis verde, um cinto azul, uma calça amarela, enfim, você compra uma peça colorida (menos sóbria) e se surpreende com as combinações que pode compor.

Obviamente, não estou sugerindo que você misture tudo (nessas horas, o bom-senso e equilíbrio são tão importantes como a peça em si), mas dá muito bem para inovar na hora do se vestir sem perder o charme e a elegância.

Um executivo pode completar um look mais formal com uma gravata tangerina (a tonalidade do ano, segundo os fashionistas), por exemplo, ou um profissional liberal pode ter mais flexibilidade ao escolher as peças do vestuário em função do trabalho exercido. Resumindo, o que conta de verdade é escolher peças que valorizem o vestuário e deem um toque colorido, sem que isso implique em tornar a composição em algo brega, cafona e sem sentido.

 As cores estão à nossa disposição pra isso mesmo: trazer mais hilaridade à vida, complementar e auxiliar na hora de se vestir. Pode ser um acessório colorido que vai com toda certeza conferir um visual mais bacana e descolado à pessoa, uma peça-chave, enfim o importante é fazer bom uso das cores.

Obs: Em breve falaremos das cores separadamente.

23 de jul. de 2012

MODA: O time de Gotham City


Olha essa, que curioso: uma loja americana de material esportivo, a Under Armour, resolveu apostar na febre do novo filme do Batman, The Dark Knight Rises (aliás, o blockbuster mais aguardado do ano, diga-se de passagem), e lançou uma coleção de camisetas e acessórios com o nome da cidade do homem-morcego, Gotham City.

São camisetas, bonés e jaquetas do tipo que se veste em jogos universitários de futebol americano, hóquei no gelo e basquete. Para os fãs do super-herói, taí uma boa oportunidade para ir aos cinemas uniformizado que nem um verdadeiro cidadão de Gotham.

22 de jul. de 2012

FITNESS: A evolução dos músculos


O pilates é uma técnica criada pelo alemão Joseph Pilates, durante a 1ª Guerra Mundial, com a finalidade de desenvolver e fortalecer a musculatura. A princípio, essa atividade física era utlizada por bailarinos, mas foi ganhando maior relevância na década de 90 com a expansão da modalidade. Nos EUA, dados apontam para a marca de mais de 10 milhões de adeptos; no Brasil, é evidente o crescimento de interesse por esse método de condicionamento físico.

Muitos procuram o pilates porque ele melhora a saúde física e mental como um todo, o corpo ganha mais força e resistência. E quem não gosta de ter um tônus muscular bonito e bem-trabalhado? O pilates é empregado também no tratamento de lesões e dores musculares (a medicina moderna se vale dele até no tratamento de doenças, como câncer e doenças neurológicas, uma vez que ele melhora a capacidade psicomotora).

O foco central, chamado de power house, é a região da coluna, abdômen, quadril e coxas; trabalhar essas áreas, segundo o criador da técnica, fortalece a estrutura do corpo como um todo.

Qualquer atividade física é benéfica, pois tira o corpo daquele estado de relaxamento e letargia e acelera as células gordurosas, conseguindo evidenciar uma mudança física com a perda de peso e ganho de massa muscular. Ganhamos disposição, melhoramos nossa capacidade respiratória, cardíaca, enfim fortalecemos o nosso organismo e melhoramos o nosso astral. Está pra lá de comprovada a eficácia das atividades físicas na vida de todo indivíduo, basta então você escolher a sua prática esportiva favorita e ir em busca de algo que lhe faça bem, até porque saúde física e emocional nunca é demais, não é mesmo?

20 de jul. de 2012

RESENHA: Máscara Facial com Linden Blossom, da Sisley


Usar no rosto 1 ou 2 vezes por semana um bom esfoliante ou máscara para remover cravos e outras impurezas é bem importante. Hoje, o blog gostaria de indicar um produto que não é exatamente um esfoliante, mas tem um efeito meio parecido. Pude experimentá-lo há algum tempo e, devo dizer, é tudo de bom, embora um pouco caro: a Máscara Facial com Linden Blossom, da Sisley (no original, em francês: Masque Givre au Tilleul).

Feita à base da flor de uma árvore chamada tília, essa máscara é indicada para dermes sensíveis ou oleosas. Segundo a luxuosa marca francesa, conhecida por sua excelência em cosméticos e perfumes, o produto unifica a tonalidade da pele, além de limpá-la profundamente, deixando-a luminosa, sem irritações e cravos.

A princípio, parece um tipo de argila pegajosa e esbranquiçada. Após deixá-la agir por mais ou menos 20 minutos, você enxágua com água morna, e é aí que a maravilha desponta: a pele fica mesmo lisinha, sequinha e milagrosamente mais clara! Tudo conforme prometido na embalagem.

Os produtos da Sisley são realmente ótimos. Têm um preço salgado (o perfume feminino Eau de Soir, por exemplo, que é uma delícia, custa quase mil reais nas lojas de importados!), mas vale a pena investir neles, se possível. É o custo-benefício: quem tem a pele precisando urgentemente de um cuidado no quesito oleosidade e pode investir num cosmético de alta qualidade, a dica está dada (a máscara custa em média 350 reais no Brasil, em importadoras). Além disso, o produto tende a durar bastante, haja vista que a máscara não é para ser aplicada todos os dias...

18 de jul. de 2012

MODA: Coisa de homem


O que percebemos é que a cada dia novos adeptos das bolsas masculinas mostram sua cara, assumindo que as utilizam, sem isto implicar nas suas orientações sexuais. Infelizmente, ainda existe aquele grupinho que prefere julgar um homem porque usa uma bolsa-carteiro ou um modelo mais descolado, rotulando o cara disso ou daquilo. Acho um tremendo atraso cultural. Enquanto muitos estudantes e executivos lançam mão de tal objeto no dia-a-dia no Hemisfério Norte, Ásia e Oceania, por aqui ainda reside um pensamento machista e ultrapassado de que as famosas bags são “coisa de viado”.

Primeiro, nós acreditamos sinceramente que uma bolsa não tem o poder de definir a orientação sexual de um cara. Se assim fosse, grandes artistas do cinema, música, esporte, executivos e intelectuais não a usariam. Fora que, hoje em dia, a maioria de nós costuma carregar uma porção de coisas quando sai de casa para trabalhar, ir à faculdade, etc.

Já notou o arsenal de coisas que carregamos na mochila ou na bolsa? É celular, carteira, protetor solar, óculos, guarda-chuva, porta-moedas, contas a pagar, um livro (de repente, se curte ler), uma apostila, um agasalho (caso esfrie), um notebook, tablet ou qualquer coisa do gênero. Enfim, você carrega “seu mundo particular” e, se não possuir uma mochila ou bolsa bacana, fica bem complicado de se transportar tudo ao sair de casa, não é mesmo?

Fazendo uma rápida busca pela internet, encontram-se todos os tipos de modelos, das mais baratas às mais caras, nacionais e importadas, de todas as cores e formatos. Se você ainda tem receio ou vergonha, olha quanta gente bacana faz uso desse acessório tão em alta de forma estilosa e sem perder a masculinidade:


Galera, estamos em 2012, e “pensamentos quadrados” não estão com nada, isso sim é ser cafona e ultrapassado.

16 de jul. de 2012

BELEZA: Você já conhece o 'BB Cream'?

Todo mundo já ouviu falar de primer, não é? Aquele produtinho milagroso que as mulheres passam no rosto antes da make up, com o intuito de suavizar imperfeições e tirar o brilho da pele (sobretudo das mais oleosas). Até os homens aderiram, justamente pra não ficar com aquela testa e nariz reluzentes nas fotos. Pois bem, quando todo mundo achava que não poderia existir coisa melhor do que isso, eis que surge o BB Cream.

BB Cream é a mais nova arma contra as imperfeições e a oleosidade do rosto. Desenvolvida pelos orientais (vem sendo uma febre na Ásia há algum tempo), essa maravilha vem conquistando os mercados internacionais e, pode apostar, não demorará muito para que Brasil também invista no segmento.

Mas como funciona? Em resumo, o BB Cream pode ser um primer, hidratante, protetor solar, antiidade, base e corretivo... Tudo isso ao mesmo tempo! Alguns ainda prometem clarear o semblante, disfarçando manchas ou sardas; outros dão aspecto bronzeador, pois tonalizam feito uma base. 

Algumas marcas investiram no público masculino, desenvolvendo um produto específico, embora seja considerado unissex. Neste caso, o BB Cream ou é incolor ou apresenta um colorido muito suave, evitando aquela aparência de maquiagem ou efeito perolado. Ainda não testei, porém dizem que é fantástico para cobrir pequenas rugas e espinhas (ou aquelas temíveis marcas avermelhadas que elas deixam), e aquela vermelhidão das lâminas de barbear.

Por enquanto, nada de marcas tupiniquins fabricando, contudo você pode adquirir em sites internacionais (joga no Google, tem um monte!). Também é possível encontrar alguns à venda no Mercado Live e num site chamado Sugoi Art.

Descubra o nome dos BB Creams da foto acima:

1. Super Perfection BB, da SKIN79
2. Perfect Action BB, da VOV Homme
3. Sun BB Lotion, da LANEÍGE Homme
4. NEO Classic Homme, da The Face Shop
5. Water Drop BB, da Lioele
6. LOVE HOMME, da Etude House
7. M Perfect Cover, da Missha

15 de jul. de 2012

ESTILO: Andro o quê??!

O Bazar hoje quer trazer uma questão que muitos de vocês devem ter, em algum momento, esbarrado numa discussão com os amigos ou até visto na televisão ou revista, deixado uma pulga atrás da orelha. Afinal de contas, o que é a androginia?

Pelo lado da psicologia, a androginia é um "conflito de gênero" raro no qual um indivíduo, tanto do sexo masculino quanto do sexo feminino, desenvolve um conjunto de características físicas, comportamentais e culturais que tem os dois lados dentro de sua personalidade.

A palavra androginia, se dissecada, revela-nos o que significa o termo: "andros" é a parte masculina;  "gynos", a parte feminina. Um ser andrógino, logo, é uma pessoa que une em si as duas características. Seres andróginos costumam causar grande impacto nas pessoas, e a moda, de forma muito inteligente, soube aproveitar essa dualidade da imagem a seu favor (exemplo: o modelo da foto que abre a postagem, Andrej Pejic, é hoje o maior representante da androginia no mundo fashion).

Grandes nomes surgiram e continuam a surgir na música, moda, cinema, etc. e são motivo de grande especulação da mídia, dividindo opiniões.

Temos o prazer de apresentar aos leitores alguns ícones de androginia. Qual o seu favorito?

Aproveitando a data, desejamos aos nossos leitores (andóginos ou não, rs) um FELIZ DIA DO HOMEM!

14 de jul. de 2012

MODA: Color Blocking continua em alta

Quem pensa que a onda do color blocking, a mistura de peças em cores fortes e chapadas, tinha ficado pra trás no último verão está enganado. A tendência aparentemente veio com tudo e pra ficar.

Como a moda brasileira costuma pegar uma coisinha aqui e ali dos países do norte, ficamos de olho no ensaio fotográfico que uma revista masculina canadense publicou ainda este mês.
Atenção nos tons de azul (como o blazer cerúleo e a pólo azul-real acima), os cintos brancos e, claro, a coqueluche do ano entre os mais modernos: a calça vermelha.
O vermelho também segue forte em acessórios, como os sapatos e cintos, e o amarelo, que combina superbem com o azul, pode dar um toque solar e jovial ao look. Portanto, nada de ser monocromático no verão 2012/2013. O legal é ousar nas cores menos óbvias.

Obs: As peças usadas no editorial são de grifes pra lá de badaladas, como Dolce & Gabbana e Lanvin, mas é óbvio que com a difusão do color blocking peças assim são cada vez mais comuns em lojas de preços mais acessíveis.

12 de jul. de 2012

ESTILO: Hoje é dia do rock, bebê!


No final dos anos 50, os filhos do chamado “tempo de prosperidade financeira” (mais conhecido como o “baby boom” americano) viviam o clima eufórico de consumo exagerado no pós-guerra. O anúncio da década de 60 seria palco de grandes mudanças culturais e comportamentais, encontrando no jovem Elvis Presley seu maior representante. Catapultados pelo cinema, James Dean, Marlon Brando e o próprio Elvis influenciaram a juventude com suas calças desafiadoramente apertadas, suas jaquetas de couro, suas lambretas ou possantes envenenados. O topete é mais uma marca registrada do chamado estilo “rocker”, assim como as camisetas brancas ou pretas básicas (antes classificadas como peças íntimas, ficando por baixo das camisas sociais).

Na Inglaterra, os Beatles viraram a maior febre já vista na história do rock’n roll. Seus paletós sem colarinho, assinados por Pierre Cardin, seus grandes franjões, que cobriam toda a testa, chegando às sobrancelhas, suas calças azul-marinho e muita atitude levavam os fãs à loucura. Os garotos de Liverpool, portanto, foram grandes ícones de moda nos anos 60.

No Brasil, a Jovem Guarda de Roberto Carlos, Wanderléia e companhia limitada seguiram os passos dos britânicos. Entraram em cena as calças apertadas, jaquetas, blusas de gola rolê e a indefectível minissaia (se a jaqueta de couro é a maior tradução da moda rocker masculina dos anos 60, a criação de Mary Quant é a equivalência no guarda-roupa feminino).

A influência do rock é visível na moda daquela época e pode ser sentida até hoje. Vemos grandes marcas apostando no visual anárquico, despojado e transgressor o tempo todo. Grandes bandas e cantores ainda investem neste visual cheio de personalidade e atitude. Desde Elvis, passando por Jimmy Hendrix, Rolling Stones, até os anos 90, com Red Hot Chilli Peppers, Metallica e outros. Todos “beberam da fonte” rocker e mostraram além de talento um visual forte e cheio de significados. Houve ainda ramificações do gênero, como o Glam, de David Bowie, o Grunge, do Nirvana, e o Punk, dos Sex Pistols.

São peças-símbolo da moda rocker (e seus derivados): jaquetas de couro, calças leather-denim (material sintético, menos pesado e quente, que imita couro), tachas, piercings, braceletes, anéis, brincos, camisas “podrinhas”, xadrez, calças skinny, camisetas de bandas de rock, estampas de caveira, tênis converse, botas de couro de cano alto ou médio...

RESENHA: Normaderm Tri-Activ, da Vichy

O creme Normaderm Tri-Activ Anti-Imperfeições, da Vichy, não é lançamento, porém só fui experimentá-lo recentemente. Usei por 2 anos o mesmo hidratante diurno, e quando este acabou resolvi testar outro produto. Foi aí que me lancei no Normaderm. E não me arrependi.

Assim como a maioria da população brasileira, tenho a pele mais oleosa, propensa a acne. Logo, o hidratante deve ser específico. Já tive amostras de um hidratante para pele oleosa da Lancôme e um da Clarins, mas aparentemente a pele dos europeus é bem mais seca que a nossa (talvez por conta do clima frio): brotaram várias espinhas no meu rosto 2, 3 dias após testá-los. Além disso, os cremes importados não conseguiram controlar meu maior problema epidérmico: o brilho.

A Vichy garante que o Tri-Activ tem ação matificante, impede o acúmulo de células mortas e sebo, além de reduzir os poros dilatados, entre outras coisas, tudo isso em pouco tempo de uso. 

Já estou entrando na segunda semana de uso e posso garantir que minha pele deu uma melhorada boa: o brilho está visivelmente mais controlado, e a textura da pele, mais aveludada e sequinha. Quanto aos poros dilatados, não percebi muita diferença, mesmo assim estou satisfeito com o resultado até aqui.

Já li vários comentários desfavoráveis com relação ao cheiro do creme. A mim a fragrância agradou, lembra uma máscara de pepino, só que mais suave. E o cheiro desaparece minutos depois da aplicação, então não há com que se preocupar.

O importante é colocar uma quantidade pequena na mão, algo como o tamanho de um grão de ervilha (a válvula dosadora é ótima para evitar exagero) e espalhar no rosto a partir dos seguintes pontos: nariz, testa, bochechas e queixo. Feito isso de manhã, é só valer-se de um bom protetor solar por cima (para pele oleosa, é lógico). O Normaderm Tri-Activ também pode ser utilizado à noite, mas só apliquei de manhã por enquanto.

BLOG NOVO NA ÁREA

O homem nunca esteve tão preocupado com a própria aparência. O velho preconceito com relação à vaidade masculina está praticamente extinto em meio às novas gerações. São dezenas (ou melhor, centenas) de produtos exclusivos para o homem que chegam às prateleiras dos grandes magazines a todo instante. Hoje, eles também gastam horas para se arrumar, coisa que antigamente só alimentava a mitologia feminina.

De alguns anos pra cá, surgiram vários sites e blogs dedicados ao assunto, alguns excelentes, por sinal. Cada qual especializado em um assunto específico, como perfumes, roupas, acessórios, fitness, e até maquiagem!

Surgiu então a ideia de criarmos mais um espaço para esse tipo de pauta, porém não com o intuito de ser simplesmente um concorrente ou tentar ser melhor que os demais (até porque tem muita gente de calibre por aí; longe de nós querermos ser os melhores). A proposta do Bazar Masculino é agregar, ser mais uma fonte de informação e inspiração acerca de toda essa gama de artigos e assuntos que o homem moderno aprecia: moda, beleza, saúde, tendências, etc.

Então, rapazes, sejam bem-vindos ao nosso bazar e sintam-se à vontade para opinar, sugerir, tuitar, comentar e compartilhar as informações.