9 de jan. de 2013

MODA: O melhor da Semana de Moda de Londres (Outono/Inverno 2013) - Parte 1

A Semana de Moda Masculina de Londres, que termina hoje com desfile de Tom Ford, deu uma agitada no segmento e deu início às Fashion Weeks europeias neste comecinho de ano. Teve muita coisa interessante, se fosse para resumir a essência dos desfiles numa única palavra — e olhando as coleções de imediato — essa palavra seria "nostalgia".


Poucas coleções trouxeram estampas, mas as que se lançaram nisso optaram por trazer imagens relacionadas ao passado. A grife do saudoso Alexander McQueen exibiu trajes inspirados nos anos 20, com uma essência tipicamente "mafiosa" e ternos com estampas inspiradas naquelas luminárias com cúpulas de vitrais, típicas da Art Déco.

Já James Long e Christopher Kane buscaram ideia nos filmes antigos: enquanto que Long usou e abusou do geometrismo, além de trazer em algumas peças a imagem da icônica drag queen Divine (estrela dos filmes do John Waters nos anos 70 e 80, como Pink Flamingos e Hairspray), Kane resgatou a imagem dos "monstros da Universal", que aterrorizaram as plateias na década de 30. Estão nas camisetas fotografias de filmes como Drácula, O Monstro da Lagoa Negra e Frankenstein. A propósito, a coleção de James Long foi, a meu ver, uma das mais bonitas, mesmo não sendo roupas "usáveis" (o jogo de cores e figuras geométricas, por vezes, lembra os quadros de Gustav Klimt).


O estilista Richard Nicoll assinou uma coleção mais discreta, com muito tricô e alguns looks monocromáticos (como o off-white da foto abaixo). Calças evocavam o pintor expressionista Jackson Pollock com respingos de tinta, provando que o splatter promete continuar em voga no final do ano, quando começar o outono no Hemisfério Norte. 


E não percam a 2ª parte desse apanhado com os melhores looks que desfilaram por Londres esta semana. 

Fotos: reprodução

2 comentários:

  1. Oi Pierre... rapaz, ainda bem que essa é só a tendencia, porque, sinceramente... não são mesmo usáveis.
    Aquele terno de cúpulas...que coisa estranha!
    Beijão Pierre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha
      Margot sumida!! Pois é, não é exatamente um prêt-à-porter, é mais um desfile de alta-costura com uma ou outra tendência que, na hora de ir pras lojas, vai de um jeito mais discreto e contido. Vc tem que ver a coleção da J.W.Anderson, que colocou na passarela homens usando vestidos estruturados! rs
      O terno de cúpulas é estranhíssimo, mas a estampa é linda (pra ser usada numa echarpe ou até uma camisa por baixo de um conjunto preto, por exemplo).
      Ah, não deixe de conferir o layout novo do blog no sábado!!
      ;)
      Bjs e ótimo restinho de semana!

      Excluir