12 de nov. de 2013

MODA: Os melhores looks masculinos do Fashion Rio (Outono-Inverno 2014) - Parte 1

Fashion Rio já acabou e o blog acabou se atrasando um pouco, mas claro que não poderia deixar de fazer um apanhado geral das principais coleções masculinas outono/inverno 2014. Herchcovitch, que também assinou uma mostra na SPFW, deu prosseguimento aos “looks medievais” exibidos na semana retrasada, desta vez com mais trabalhos em jeans e couro (e estranhamente com alguns skates nas mãos dos rapazes... não entendi a associação, Alexandre). Os sobretudos deram o tom invernal à coleção, mas teve espaço para peças mais leves, como bermudas e camisetas, às vezes com sobreposições e recortes geométricos. As cores se concentraram no índigo, tons de cinza e um pouco de preto.

Se Herchcovitch optou pelos tons sóbrios, a Coca-Cola Clothing veio com muitas cores: o vermelho aparecia como identidade cromática da marca, mas pensando no inverno de 2014, em plena Copa do Mundo, a Coca-Cola veio com todas as cores da bandeira brasileira, seja em detalhes ou em visuais todos monocromáticos. Houve também espaço para estampas tropicais e couro ecológico com efeito metalizado. Outra característica forte da grife e que veio com tudo é o jeanswear, da cabeça aos pés, em algumas peças com patchwork. Na passarela, tops internacionais como Marlon Teixeira e Evandro Soldati.


Com inspiração nas viagens espaciais, a Aüslander apostou em looks futuristas (até a maquiagem aplicada nos rapazes embarcou no tema, com uso de material brilhante, dando um aspecto robótico aos modelos). A tendência do preto e branco estava em peso, uma paleta de cores bem enxuta e peças de roupa que acompanham o minimalismo da coleção, com alguns desenhos limpos e retos. Tecidos com efeito brilhante, como se fosse vinil, dividiam espaço com peças de algodão mais simples — e as sobreposições continuam se mostrando fortes.



Por último, a 2nd Floor veio com alguns visuais floridos que me recordaram uma das coleções mais recentes da Alexander McQueen. Segundo o release da grife, a inspiração partiu dos amishes, aquele grupo religioso cristão norte-americano (lembram do filme A Testemunha, com Harrison Ford?), com o uso de chapéus estilo fazendeiro e cabelos compridos. Os tecidos floridos ficaram bonitos, mas não consigo imaginar os rapazes saindo por aí com o conjunto completo; as peças usadas de maneira isolada funcionam melhor no streetwear brasileiro, não concordam?


Amanhã tem a segunda parte, com mais três marcas do Fashion Rio, ok?
;-)

Fotos: reprodução

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu adorei alguns, mas claro que não é unanimidade... rs
      Alguns eu passo, sobretudo da Coca-Cola, pois é uma marca com a qual raramente me identifico.
      Abração, querido, e boa semana!

      Excluir
  2. 2nd Floor foi melhor embora Herchcovitch é mais usável, mas confesso que adorei as bermudas floridas :D

    Coca-Cola tava uó!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coca-Cola eu tbm não consigo me identificar, mto colorido pro meu gosto. Mas concordo que 2nd Floor estava bem legal, embora, como disse no texto, só usaria as peças separadamente rs
      Abração, Rafael, e obrigado pela visita.

      Excluir