30 de jan. de 2014

ACESSÓRIOS: Quer óculos de sol novos para o verão? Saiba como escolher o seu

Hoje é uma pauta pré-assinada pela Shamir, fabricante de lentes progressivas, esportivas e visão simples de alta tecnologia, que me enviou recentemente e achei útil: é sobre como escolher corretamente óculos de sol. Isso porque, ao comprar esse tipo de acessório, é importante verificar sua qualidade; os óculos "xingling", muitas vezes a preço de banana em camelôs ou lojas de 1,99, não têm proteção UV que os nossos olhos tanto precisam.

Então confiram as dicas da empresa e, claro, consulte sempre um oftalmologista. Para ilustrar, fotos da nova coleção eyewear, com armação transparente, que a Colcci está lançando, tendência na qual a grife está apostando para esse comecinho de ano (preços sugeridos de R$ 370 a R$ 400).



1. Proteja os olhos sempre e não só no verão: a incidência dos raios ultravioleta - UVA e UVB, altamente nocivos para os olhos, é tão intensa em dias ensolarados quanto nos dias nublados. A falta de uma película protetora aumenta os riscos de danos na córnea, mácula e retina, o que pode levar à catarata. Opte sempre por óculos com 100% de proteção UV.

2. Coloração/tonalidade da lente: para cada uso, a recomendação da cor da lente muda. Isso porque a tonalidade da lente afeta a quantidade de luz que chega a seus olhos. Ao avaliar seu comportamento, a ótica irá apontar qual é a mais indicada. Os tons marrom e âmbar, por exemplo, reduzem o brilho e são boas para dirigir e uso geral. São indicadas para míopes e hipermetropes. O verde diminui a claridade e aumenta o contraste e é ideal para pessoas com mais de 60 anos, quando começa a diminuir o contraste da visão. As cinzas são mais indicadas para quem possui astigmatismo porque reduzem o brilho sem distorcer as cores.


3. Para quem usa óculos de grau a proteção contra a claridade é fundamental: a indicação é optar por lentes que mudam de cor conforme a claridade ou ter um óculos de grau com lentes escuras somente para uso em situações externas.

4. Para esportes ao ar livre, opte por armações curvadas para garantir mais conforto visual e proteção contra os raios UV que entram pelas laterais. O design curvado é ideal para fornecer campos visuais mais precisos e amplos e, adicionalmente, evita a entrada de sujeiras nas laterais. As lentes melhoram principalmente a visão periférica em atividades externas e garantem o maior campo de visão.

5. Desconfie de óculos muito baratos. Usar óculos falsificados é pior do que não usar nenhum. Isso porque quando uma pessoa usa óculos escuros sua pupila se dilata porque o olho entende que está em um lugar escuro. Com isso o olho fica mais exposto à radiação, acentuando os efeitos nocivos dos raios UV. Para conferir a qualidade da lente, posicione o óculos de maneira que ele reflita uma superfície reta (pode ser uma janela ou cortina). Se não refletir linhas retas, pode ser um indício de falsificação. Segundo dados do Fórum Nacional contra a Pirataria e a Ilegalidade, os óculos pitaras representaram 41% das vendas em 2012.

Fonte: Shamir

2 comentários:

  1. Gostei desses últimos. Ando atrás de uns óculos transparentes desse género :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São bem legais, né? Eu vi uns 7, mas escolhi os meus 3 favoritos para o post (se bem que eu acho que os demais eram femininos rs).
      Boa semana pra vc, Namorado P.S.!

      Excluir