22 de jul. de 2012

FITNESS: A evolução dos músculos


O pilates é uma técnica criada pelo alemão Joseph Pilates, durante a 1ª Guerra Mundial, com a finalidade de desenvolver e fortalecer a musculatura. A princípio, essa atividade física era utlizada por bailarinos, mas foi ganhando maior relevância na década de 90 com a expansão da modalidade. Nos EUA, dados apontam para a marca de mais de 10 milhões de adeptos; no Brasil, é evidente o crescimento de interesse por esse método de condicionamento físico.

Muitos procuram o pilates porque ele melhora a saúde física e mental como um todo, o corpo ganha mais força e resistência. E quem não gosta de ter um tônus muscular bonito e bem-trabalhado? O pilates é empregado também no tratamento de lesões e dores musculares (a medicina moderna se vale dele até no tratamento de doenças, como câncer e doenças neurológicas, uma vez que ele melhora a capacidade psicomotora).

O foco central, chamado de power house, é a região da coluna, abdômen, quadril e coxas; trabalhar essas áreas, segundo o criador da técnica, fortalece a estrutura do corpo como um todo.

Qualquer atividade física é benéfica, pois tira o corpo daquele estado de relaxamento e letargia e acelera as células gordurosas, conseguindo evidenciar uma mudança física com a perda de peso e ganho de massa muscular. Ganhamos disposição, melhoramos nossa capacidade respiratória, cardíaca, enfim fortalecemos o nosso organismo e melhoramos o nosso astral. Está pra lá de comprovada a eficácia das atividades físicas na vida de todo indivíduo, basta então você escolher a sua prática esportiva favorita e ir em busca de algo que lhe faça bem, até porque saúde física e emocional nunca é demais, não é mesmo?

3 comentários:

  1. Já tentei, mas não consegui! :) Achei muito paradinho, e sou irriquieto :) Tb tinha dificuldade em me concentrar e não sorrir com as caras e posições hehhe :) Mas reconheço o seu valor para saúde e bem-estar! Incentivo a todos! O mais importante é fazer algo que nos sentimos motivado, caso contrário não valerá à pena!

    Um abraço
    www.projetomoda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm sou bem agitado, gosto das aulas mais animadas. Eu nunca tentei o pilates, mas como virou uma febre entre as celebridades (e hoje pipocam academias de pilates por todos os lados), penso que é interessante p/ aquelas pessoas que são sedentárias, não gostam de exercícios muito agitados, como aeróbica, mas querem fazer alguma coisa para definir o corpo. Dizem que pilates é ideal para fortalecer os músculos mesmo!

      Abração!

      Pierre e Edilson

      Excluir
  2. Fiz pilates por um tempo. Bom para quem tem dores na coluna e problemas posturais...
    Quero voltar... um dia.
    Beijos Edilson e Pierre.

    ResponderExcluir