12 de jul. de 2012

ESTILO: Hoje é dia do rock, bebê!


No final dos anos 50, os filhos do chamado “tempo de prosperidade financeira” (mais conhecido como o “baby boom” americano) viviam o clima eufórico de consumo exagerado no pós-guerra. O anúncio da década de 60 seria palco de grandes mudanças culturais e comportamentais, encontrando no jovem Elvis Presley seu maior representante. Catapultados pelo cinema, James Dean, Marlon Brando e o próprio Elvis influenciaram a juventude com suas calças desafiadoramente apertadas, suas jaquetas de couro, suas lambretas ou possantes envenenados. O topete é mais uma marca registrada do chamado estilo “rocker”, assim como as camisetas brancas ou pretas básicas (antes classificadas como peças íntimas, ficando por baixo das camisas sociais).

Na Inglaterra, os Beatles viraram a maior febre já vista na história do rock’n roll. Seus paletós sem colarinho, assinados por Pierre Cardin, seus grandes franjões, que cobriam toda a testa, chegando às sobrancelhas, suas calças azul-marinho e muita atitude levavam os fãs à loucura. Os garotos de Liverpool, portanto, foram grandes ícones de moda nos anos 60.

No Brasil, a Jovem Guarda de Roberto Carlos, Wanderléia e companhia limitada seguiram os passos dos britânicos. Entraram em cena as calças apertadas, jaquetas, blusas de gola rolê e a indefectível minissaia (se a jaqueta de couro é a maior tradução da moda rocker masculina dos anos 60, a criação de Mary Quant é a equivalência no guarda-roupa feminino).

A influência do rock é visível na moda daquela época e pode ser sentida até hoje. Vemos grandes marcas apostando no visual anárquico, despojado e transgressor o tempo todo. Grandes bandas e cantores ainda investem neste visual cheio de personalidade e atitude. Desde Elvis, passando por Jimmy Hendrix, Rolling Stones, até os anos 90, com Red Hot Chilli Peppers, Metallica e outros. Todos “beberam da fonte” rocker e mostraram além de talento um visual forte e cheio de significados. Houve ainda ramificações do gênero, como o Glam, de David Bowie, o Grunge, do Nirvana, e o Punk, dos Sex Pistols.

São peças-símbolo da moda rocker (e seus derivados): jaquetas de couro, calças leather-denim (material sintético, menos pesado e quente, que imita couro), tachas, piercings, braceletes, anéis, brincos, camisas “podrinhas”, xadrez, calças skinny, camisetas de bandas de rock, estampas de caveira, tênis converse, botas de couro de cano alto ou médio...

19 comentários:

  1. muito legal este espaço! já gostei!
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Estilo rocker é tudo nessa vida. Acho muito digno... hehehe!
    Mas mais digno ainda é este novo espaço. Adorei a idéia, o conceito e a identidade visual - que conta muito num blog que vai falar de moda e estilo, nzé?
    Muito sucesso e êxito para todos os envolvidos no projeto.
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Estou gostando bastante.. rsrs e gosto de rock e pop rock. Beatles e Elvis, Nirvana e Rolling Stones... são sensacionais. Não morrerão nunca. foram, são e serão ícones.
    Beijos querido.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, menino!!! Obrigado pela visita lá no http://www.dikinhamiga.com/ ;)

    ResponderExcluir
  5. Adoro este look. Jaquetas perfecto, boots, vários anéis...Aliás, sou bem geminiano neste contexto - dias de rocker, dias caretíssimo. Abraços! Seguindo o blog.

    ResponderExcluir
  6. Olá Pierre e Edilson, legal vcs visitarem o Vaidade Derme, desejo sorte para vocês nesta nova jornada, já coloquei vocês como um Blog que o meu site indica, vejam lá na barra lateral se a imagem ficou boa e me passem o Feedback! Um abraço aos dois rapazes. http://www.vaidadederme.com/ Edu Soares

    ResponderExcluir
  7. Oi meninos! To curtindo muito o blog de vocês.
    Pretendo vir aqui mais vezes... Estou querendo postar mais sobre coisas pros garotos no meu blog e acho que aqui é um lugar bem legal pra ter inspiração :)

    Um abraço, Léo.

    http://fashiondecente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Post bem bacana (: amo rock, para mim todo dia é dia de rock! ;)

    http://garotoidentidade.com

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Querido Railer:

    Ficamos extremamente felizes com sua visita e igualmente felizes em saber que você curtiu o blog. A ideia é falarmos dos assuntos que achamos serem pertinentes pra todos aqueles que gostam de estar por dentro dos acontecimentos da moda com estilo e elegância. Falaremos também de produtos de estética masculina pois o homem moderno também procura por produtos que atendam suas expectativas, saúde e bem
    estar físico.
    Volte sempre. Abraços. Edilson e Pierre.

    ResponderExcluir
  11. Fred:

    Nos sentimos extremamente gratificados com a sua superpresença e agradecemos os elogios vindo de um cara tão bacana e querido como você. Que este seja mais um lugar onde possamos trocar boas ideias a respeito de assuntos tão bacanas pra todos nós. Um grande abraço.

    Edilson e Pierre.

    ResponderExcluir
  12. Margot:

    Ficamos muito agradecidos pelo seu carinho e palavras tão elogiosas. Realmente a geração rocker está mais viva do que nunca mesmooo..rs.

    Beijooos. Edilson e Pierre.

    ResponderExcluir
  13. Luis:

    Agradecemos o seu carinho e esperamos que seja um amigo e colaborador do Bazar.

    Um grande abraço. Edilson e Pierre.

    ResponderExcluir
  14. Wair:

    Que bacana que você sempre está antenado com a moda e as novas tendências. Ficamos extremamente felizes em saber que curtiu a nossa postagem sobre a moda rocker. Seja muito bem vindo a este novo espaço que vai discutir muitos assuntos relacionados a moda, estética masculina,fitness e bem estar. Venha sempre. Abraços.

    Edilson e Pierre.

    ResponderExcluir
  15. Edu:

    Agradecemos seu contato e carinho com o Bazar que este seja o começo de muitas trocas de informação e contéudo bacana para nossos leitores, não é mesmpo?rs

    Um grande abraço e seja muito bem-vindo.
    Edilson e Pierre.

    ResponderExcluir
  16. Leonardo:

    Ficamos extremamente felizes em saber que vai passar a nos visitar com a assiduidade. Faça isto mesmo e indique o Bazar aos seus amigos, porque a ideia é formarmos uma grande família de amigos. O Bazar vai abordar assuntos muito interessantes e pertinentes aos homens.

    Um grande abraço.
    Edilson e Pierre.

    ResponderExcluir
  17. Paulo:

    O rock realmente é um dos estilos musicais mais apreciados no mundo inteiro e nunca morrerá porque é alimentado pelos grandes clássicos e os novos artistas que vemos surgir todos os dias. A moda rocker está aí pra todos verem e curtirem, não é mesmo?rs

    Seja muito bem-vindo ao Bazar e volte mais vezes...e avise aos amigos...rs.

    Abraços. Edilson e Pierre.

    ResponderExcluir
  18. Adriano:

    Que bom que você curtiu o blog, vem por aí grandes matérias e novidades.

    Um grande abraço, espalhe aos amigos e venha curtir o blog conosco.

    Um grande abraço. Edilson e Pierre.

    ResponderExcluir