5 de set. de 2012

SAÚDE: Mais um alimento superpoderoso para sua dieta


Você já deve ter ouvido aquela história de que quanto mais amarelo o queijo for, mais gorduroso ele é. Ou seja, queijo prato não é muito saudável. Cheddar, então, nem pensar. Os nutricionistas sempre apontam os queijos brancos como os melhores, não com relação ao gosto, mas sim com relação à quantidade de gordura.

E qual seria o melhor queijo a se consumir quando o assunto é emagrecer e ganhar massa muscular? Sem dúvida, a ricota.

A whey protein, proteína em pó do soro do leite, virou um item indispensável para quem quer trocar a massa gorda por massa magra. Ela é vendida em potes em qualquer loja de suplemento alimentar, e até em farmácias. Mas você sabia que a ricota é seu maior equivalente? Isso porque ela também é feita com o soro do leite, portanto é rica em proteína, que ajuda a formar a musculatura, e pobre em gordura.

Veja bem: em 100g de ricota temos aproximadamente 40g de proteínas, além de boas doses de cálcio e fósforo, que compõem reservas de energia para o corpo. Uma pesquisa realizada na Dinamarca indicou que quem substitui 20% dos carboidratos de sua dieta por alimentos de alta proteína, como a ricota, não só obtém mais energia como também acelera o metabolismo, aumentando em 5% o número de calorias queimadas por dia (e isso sem fazer nada!).


DICA: Se você é como eu e acha a ricota insossa, que tal regar uns pedacinhos com azeite extravirgem e jogar orégano por cima? Fica bem melhor, e você ainda pode colocar sobre uma fatia de pão integral torrada. É um lanchinho extremamente saudável para o dia-a-dia. Mas nada de acrescentar sal, pois este faz reter líquidos e, em excesso, pode causar hipertensão arterial.

9 comentários:

  1. eu com meu corpitcho light não preciso me preocupar muito com estas coisas ... rs ... mas adoro ricota, principalmente temperada ...

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Opa, obrigadão, Guedes! Igualmente pra vc, querido, e valeu pela visita e comentário.
      :)
      Abraços.

      Excluir
    2. Por nada!
      Estou sentindo falta do post do look de vocês!
      Abraços!

      Excluir
    3. hahahaha
      Bom, o Edilson é mais despachado, mas eu sou meio tímido para essas coisas. Quem sabe um dia...
      Melhor pedir aos leitores mandarem fotos dos looks deles - rs.

      Excluir
  3. Olá meninos!
    A ricota é algo realmente super bacana, tanto no quesito saúde quanto no quesito sabor.
    Forte abraço, e excelente feriado!

    Senhor do Século | Divulgue seu sorteio | Meus sorteios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente!! Você é dos que gostam do gosto da ricota! rs
      Eu acho horrível, tem que misturar com outras coisas!
      Mas é bem saudável mesmo.
      Abração, Dimas, e bom feriado!
      :)

      Excluir
  4. Não sei se sabem vai vale acrescentar essa informação:

    O queijo é um alimento que além de não provocar cáries dentárias, também protege os dentes contra elas. Estudos científicos demonstraram que os queijos contribuem com a neutralização da placa bacteriana, estimulam o fluxo salivar (que tem propriedades redutoras de cáries) e reduzem a desmineralização graças ao fornecimento de proteínas, cálcio e fósforo ao organismo.

    Dentro de uma alimentação racional, o queijo pode ser uma boa alternativa às guloseimas, pois para além do valor nutricional, ainda ajuda na prevenção da cárie dentária.

    Um abraço e continuação de bom fim de semana.

    Renaldo Aragão
    www.projetomoda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que legal, Renaldo! Não sabia disso (sobre a prevenção de cárie). Mais um motivo p/ gostar de queijos - hehe. Como bom descendente direto de franceses, eu os adoro! :)
      A ricota é um queijo não mto gostoso, mas é bem saudável, e, conforme falei no texto, com azeite e orégano fica bem mais "apreciável".
      Grande abraço e obrigado pela visita e informações extras, querido!

      Excluir