15 de out. de 2012

ESTILO: Liberte o nerd que existe dentro de você!!


No meu tempo de escola, eram chamados de CDFs; hoje, são chamados de nerds. Eram aqueles que viviam enfiados nos livros e tiravam as melhores notas, causando inveja nos colegas e despertando uma particular atenção entre os professores. Não era pra menos que alguns fossem alvo de bullying.

Contudo, agora dizem que os nerds não são de estudar, que nem gostam tanto de escola. E há ainda uma denominação frequentemente empregada a eles, porém de forma errada: os geeks. Vocês devem estar se perguntando qual a diferença entre eles. Ambos têm em comum a dificuldade de comunicação, talvez por isso sejam tão fechados em seus mundos. Além disso, são autodidatas — e quando aprendem a fazer alguma coisa ou familiarizam-se com um assunto, são realmente muito bons.

O principal mito disso tudo é achar que os nerds sejam simplesmente os CDFs do passado. Eles são aqueles caras que consomem e se especializam em certos produtos culturais, como HQs, games, filmes, toy arts, livros. Podem ficar horas numa loja à procura de uma rara edição de colecionador de determinado mangá ou reunir amigos do mesmo “grupo” para debater sobre ou jogar um novo videogame ou RPG.

E os geeks? O que são? De forma genérica, o geek (que no original, em inglês, significa “aberração”, “excêntrico”) é a mesma coisa, porém a área de interesse dele está voltada exclusivamente para a informática, a tecnologia e todos os gadgets que vão surgindo com o tempo, como celulares, laptops, palms, tablets, etc. Tal como os nerds, são autodidatas do segmento, fuçando computadores, aprendendo a programar, desenvolvendo softwares e coisas do tipo.

Mas por que estou falando de geeks e nerds? Porque não deixa de ser um estilo de vida e até de moda. Existem exceções, é lógico, porém esses sujeitos têm algumas características que vão além do comportamento: os óculos de armação grossa, a palidez por falta de sol, o cabelo meio bagunçado ou arrumadinho demais, camisetas com temas da cultura pop (filmes cult, games, super-heróis, etc.) ou até roupas apelidadas como “caretas”, o que inclui camisa social, gravata e colete, são os itens que mais fácil lhes associamos. O estilo "almofadinha" ou "vesti-a-primeira-coisa-que-achei" parece variar, inclusive, conforme a idade... há controvérsias.



Gosto, mas não sou tão ávido pelas novidades tecnológicas, como os geeks, tampouco sou interessado por videogames ou mangás, mas podemos dizer que sou meio nerd com relação a livros e filmes, sempre buscando raridades internet afora e material sobre o assunto. Tenho minha camiseta do filme Laranja Mecânica, já portei óculos de armação grossa (ainda tenho, só não uso mais porque o grau está baixo, rs) e devo dizer que aprendi sozinho muita coisa quanto a design gráfico e webdesign, xeretando ferramentas de programas como Photoshop, PageMaker, Corel, entre outros.

E você? É adepto da cultura nerd? Pensa mesmo que eles e os geeks irão dominar o mundo com seus conhecimentos preciosos?

8-)
Fotos: reprodução

10 comentários:

  1. Adorei! Além de moda aprendo cultura aqui. Aff, amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, volte sempre, Luiz. A gente adora qdo vc vem, comenta e diz q aprendeu algo conosco! hehe
      Abraços.

      Excluir
  2. Faz tempo que os estilos Geek e Nerd fazem parte dos looks!
    É realmente algo super bacana!
    Abração!

    Senhor do Século | Beleza para Homens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! E acredita q mta gente ainda confunde os dois, ou simplesmente não conhece o termo "geek"? Acho mto charmosos os mega-óculos - hehe - tanto que já usei uma época (confesso que me inspirei no personagem do Justin Theroux em 'Cidade dos Sonhos'; vi o filme, precisava mudar o grau dos óculos, fui na ótica e só quis saber de armação igual, mas na época, 2005, havia poucos modelos, pois ainda não era moda...).
      Abração, querido, e obrigado pela visita. Ótima semana.

      Excluir
  3. Nerd é sexy. #FATO! Bacana a postagem! Hugz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já foi o tempo de chamar os nerds de losers, né? De uns tempos pra cá eles andam conquistando as mulheres (e os homens, é claro). Acho que inteligência é um bom afrodisíaco. E dominar certos assuntos, como cinema ou informática, por exemplo, tem suas vantagens.
      Abraço, Fred, e obrigado pelo comment.
      =)

      Excluir
  4. Muito show, acho muito legal o estilo geek tenho algumas peças no meu guarda-roupa c/ esse tema e sou muito fã mesmo. adorei o post fantástico.
    Da uma passadinha no meu blog ?
    -> Estilo 4 U

    Abração

    Quer ganhar um chip TIM BETA? clique AQUI !

    Não deixe de conferir...
    Divulgue seus sorteios | Facebook


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, querido. É como disse na fanpage do blog: de nerd e geek todo mundo acaba tendo um pouco, né? rs
      Abração e ótimo restinho de semana pra vc!
      \o/

      Excluir
  5. Gostei de saber a diferença Pierre. Já conhecia mas não sabia serem tão diversos, ou não...rsr
    Gosto das camisetas cult... mas não dos mega-óculos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Sim, muita gente confunde. O geek é simplesmente um nerd, porém voltado para a área da tecnologia/informática. Eu cursei dois anos como Técnico de Informática (tenho até diploma pra provar rs) e pude ver alguns desses geeks - hehe. Eu mesmo não curti tanto o curso, foi bom para aprender algumas coisas e, sobretudo, não querer entrar numa faculdade da área - hahahah. Mas nem por isso nego ter sido (ou ser ainda) um nerd. Já tive minha fase de gibis, e hj sou nerd por design, livros, filmes cult, etc, e diferente de vc eu adoro esse óculos grandões com armações grossas
    =P
    Bjs e obrigado pela visita, Margot.

    ResponderExcluir