11 de dez. de 2012

DICA: Leia alguns cuidados que a roupa preta requer


Agora que o calor está com tudo — e olha que estamos a pouco mais de uma semana para entrar no verão! — é raro nos depararmos com alguém vestindo roupa preta. Pode ser a cor-sinônimo da elegância, mas o preto retém o calor, então é normal deixar guardadas as peças mais escuras e abusar dos tons clarinhos, ao menos durante o dia (exceto camisetas em tecidos leves ou regatas, por exemplo).

Só que a roupa preta requer cuidados especiais. Hoje é comum acharmos no supermercado sabões próprios para lavá-las, assim como desodorantes que prometem não manchá-las na região das axilas. Mesmo assim, tem que ter atenção.


Uma coisa importante na hora de lavar é separar as roupas escuras das claras, pois misturá-las na máquina pode danificá-las (as pretas tendem a desbotar e, por consequência, tingir as peças brancas). Jamais as deixe de molho e prefira secá-las do avesso e à sombra, pois o excesso de sabão ou luz solar pode desbotá-las, dependendo da qualidade do pigmento usado.

Há um truque caseiro que aconselha colocar um pouquinho de sal ou vinagre na água durante o enxágue, mas prefira produtos especiais para manter a cor no lugar de fórmulas caseiras. Nunca se sabe, né?

Para evitar poeira e pelos, uma dica é enrolar uma fita adesiva ao contrário na mão e passar pelo tecido. Assim, a sujeira irá grudar no adesivo e deixará seu traje novinho em folha. No mercado, já existem há bastante tempo rolinhos com adesivos próprios para essa finalidade, mas se na pressa você não tiver tempo de sair para comprar um, fica a dica do durex. E nada de segurar bichinhos de estimação ou fazer uma faxininha de 5 minutos quando for colocar um pretinho básico.

10 comentários:

  1. não gosto mais de roupas na cor preta ... agora só branco ... rs

    sou chato né? rs

    bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim? Mas no avatar sua camiseta é preta!! Não me engana, Bratz!! hehehe
      Logo, logo vc fará as pazes com a cor!
      :)
      Ótimo restinho de semana pra vc, querido, e obrigado pela visita!

      Excluir
  2. Muito show a dica realmente cuidar de roupas pretas principalmente camisas é um desafio já perdi várias c/ as temidas manchas brancas.
    amei o post :-D
    Da uma passadinha no meu blog ?
    -> Estilo 4 U

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm perdi, mas agora com os sabões específicos e deodorantes q não mancham o problema diminuiu bem. Mesmo assim, roupa preta dá um trabalho, né? rs
      Abração, Wagner, e obrigado pelo comment!
      :D

      Excluir
  3. Eu até gosto de camisetas pretas... mas com esse calor tenho evitado!

    As dicas são ótimas, algumas eu já tinha experimentado!

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, roupa preta é lindo, é chique, mas só no frio mesmo.
      Valeu, Latinha, pelo comentário.
      ótima semana e forte abraço.

      Excluir
  4. Não vivo sem meu rolinho de fita adesiva limpa-roupas by Ikea ;) Boas dicas e cuidado redobrado ao lavar as roupas pretas. Verificar as recomendações do fabricante na etiqueta da peça é altamente recomendável para a durabilidade das peças de roupa.

    Um abraço e feliz natal para a equipe do blog e leitores.

    Renaldo Aragão
    www.projetomoda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é sempre bom conferir as informações na etiqueta. E é uma pena que não exista Ikea no Brasil, rs, mas existem produtos similares a esse rolinho no mercado por aqui. Hoje, com esses 1,99 espalhados em todo canto, a gente encontra de tudo (a qualidades variáveis, é lógico - hehe).

      Obrigado, Renaldo, um feliz natal para você tbm! Bom restinho de semana.

      Excluir
  5. Cara uso muito roupas pretas! são as que mais gosto! valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tenha curtido as dicas, HOMEM DE LUA! Obrigado pelo comentário e volte sempre!
      :)
      Abração e bom fim de semana.

      Excluir