19 de abr. de 2013

ACESSÓRIOS: As clutches (ou capangas) começam a dominar o Brasil em 2013...


Essa moda pegou entre os homens na Europa no ano passado e retrasado, mas, por lá, a onda agora é usar bolsas enormes, conforme vimos nas temporadas de moda de Londres, Paris e Milão em janeiro (tendência já apontada em alguns desfiles de 2012).

No Brasil, não é muito comum os homens circularem com bolsas, ainda mais as grandes. Contudo, os fashionistas já estão de olho nas clutches, que nada mais são que as antigas capangas que nossos pais (ou avós, dependendo da sua idade – hehe) usavam nos anos 60 e 70. Pra quem não está familiarizado com o termo, as capangas são aquelas bolsas fininhas (alguns ainda as chamam de “malote”), que se assemelham a carteiras ou pastas em tamanho grande, mas sem alça. São mais para carregar documentos, dinheiro, um celular, chaves e demais miudezas. 

Eu particularmente prefiro as "bolsonas", cheias de compartimentos, pois dá pra carregar mais coisas — para ir ao trabalho, por exemplo, aonde levamos toda sorte de coisas, de tablets a guarda-chuvas pequenos. Essas clutches, no entanto, podem ser muito úteis quando se vai a algum lugar onde não é necessário levar um volume grande de coisas, só que não queremos deixar os bolsos da calça feito sacos de jujuba.


Marcas de luxo internacionais, como Louis Vuitton e Givenchy, apostaram nesse acessório, sobretudo no verão europeu de 2012; por aqui, começam a surgir tanto nas boutiques quanto nas lojas de departamento (a Renner e a Riachuelo estão trazendo modelos de bolsas menores e mais fininhos, sem alça, para o público masculino). No desfile da 2nd Floor, no Fashion Rio do ano passado, as capangas surgiram de modo bastante estilizado, feitas de madeira laqueada, tudo bastante conceitual. Mas as clutches de couro e tecido vão provavelmente ficar mais comuns ao longo de 2013 no Brasil. Taí mais uma aposta de tendência... e mais imagens para se inspirar (ou evitar, rs).


Obs: Neste fim de semana, o blog não será atualizado. Sei que deverei um review do Fashion Rio, que termina nesta sexta-feira, mas semana que vem vocês terão um post todo dedicado aos melhores looks do evento. Bom fim de semana, pessoal!

Fotos: reprodução

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Em Portugal se chamam "pochete"? No Brasil, são aquelas que se amarram na cintura - hehe.

      Excluir