12 de abr. de 2013

SAÚDE: Erosão nos dentes é coisa séria e mais comum do que você imagina


Alimentos industrializados, todo mundo sabe, fazem mal à saúde. Mas — veja só! — eles também danificam seu sorriso. Eles possuem muitos compostos ácidos, o que causa a erosão nos dentes, problema cada vez mais frequente nos consultórios odontológicos. Algumas frutas, como limão e maracujá, tampouco são inocentes.

Quanto menor o pH (potencial de hidrogênio) de um alimento, pior, porque seu grau de acidez é inversamente proporcional. Café, refrigerantes e bebidas isotônicas têm, por exemplo, pH baixíssimo e, portanto, alto índice de acidez. A recomendação de especialistas é esperar meia hora após as refeições para escovar os dentes, pois nesse meio tempo a saliva neutraliza a acidez bucal (o atrito causado pela escovação também pode acentuar a erosão).

Mas como isso ocorre? Os ácidos dos alimentos reduzem o pH da boca, afetando o esmalte dos dentes, que vão perdendo fosfato e cálcio. Com o tempo, eles vão ficando menos rígidos e com a estrutura comprometida. Experimente colocar um osso de galinha num copo com refrigerante a base de cola e deixá-lo lá por alguns dias para ver como ele fica (essa eu vi no Mundo de Beakman, lembram dele? – hehe). Outra dica é comer algo rico em cálcio, como queijo ou iogurte, logo após o consumo de uma bebida ácida, mas obviamente essa não é a solução...

E atenção: mesmo os bulímicos padecem desse tipo de problema, uma vez que o vômito lança altas doses de ácido na boca. Alcoólatras e diabéticos também devem ficar atentos, assim como os “estressados de plantão”. O estresse é fator que causa bruxismo, o ato de ranger os dentes durante o sono (digo por experiência própria que escutar alguém com bruxismo no meio da noite é bem desagradável, parece alguém mastigando gelo!).


Infelizmente muita gente só percebe a erosão dental quando ela já alcançou um estágio avançado, portanto consulte regularmente um dentista e fique atento aos principais sintomas:
  • Amarelamento dos dentes, que perdem sua forma original e vão ficando arredondados e ásperos;
  • Aumento na sensibilidade (qualquer coisinha gelada causa dor - hehe);
  • O brilho dos dentes some por conta do desgaste do esmalte.
Quanto a tratamentos, já adianto que são demorados. Para frear o bruxismo, por exemplo, é necessário o uso de uma placa feita sob medida por vários meses. Outros procedimentos incluem aplicações semanais de flúor, selantes e até sessões de laser. Em casos mais graves, o dentista deverá refazer a estrutura dentária com resinas, restaurações ou coroas.

Portanto, não descuide do seu sorriso. Nem na hora de escolher a refeição!

Fotos: reprodução

8 comentários:

  1. Pierre:

    Excelente postagem, o bruxismo é algo terrível e tb precisamos ficar atentos aos alimentos que aumentam a erosão.

    Abraços querido e ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Edilson,todo mundo atento à saúde bucal pois ela afeta mais do que a boca, pode trazer outros problemas, como conversávamos noutro dia.
      Abraços e boa semana.

      Excluir
  2. hahaha eu ADORAVA o Mundo de Beakman ≧◡≦
    tinha aquele rato gordo ... qual era mesmo o nome??? o.õ
    enfim minha mãe quase enlouquecia prq eu gravava (em K7) os programas pra fazer as experiencias depois hahaha
    essa do ovo eu fiz tbm e até levei pro colégio :D

    mas voltando ao post ... esse lance de erosão acida nos dentes é sério mesmo (adorei o post sobre saude)sabia que até mesmo enxaguantes bucais com muito alcool e muitas vezes ao dia pode levara a uma erosão acida tbm?

    meu dentista diz que o ideal é utilizar enxaguantes bucais na ultima escovação e se não for possivel escovar os dentes após comer pelo menos que seja feito um bochecho com agua ... agora uma coisa legal para erosão dos dentes são géis ou creme dentais com nitrato de potásio a 5% ou solução de fluoreto de estrôncio a 10%.

    Todo ano faço um clareamento quimico em consultório, geralmente no verão (não uso mais peróxido de carbamida pois me causa descolamento de gengiva #dor) e sempre depois das seções ele me passa um gel de nitrato de potasio ou fluoreto de estroncio. Esses compostos ajudam a manter o esmalte dos dentes e proteger contra a erosão (principalmente em dentes que passaram por um processo de branqueamento quimico).

    Atualmente a Sensodyne tem um creme dental com nitrato de potássio a 5%, se não me engano é o "pro-esmalte" (um da tampinha verde claro .. vale a pena tentar quem sofre com isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre agradável vê-lo por aqui, Rafael, com seus comentários ricos em excelentes dados complementares. Aposto que o Beakman teve alguma influência na sua formação, hein? Sempre pesquisando e fazendo experiências químicas, etc. - hehe - acho q o rato se chamava Lester ou algo assim, não me lembro agora.
      Os enxaguantes com álcool, verdade, são sempre citados como vilões, tanto que agora é fácil encontrar aqueles que no rótulo frisam que são "sem álcool".
      Todo mundo elogia meus dentes dizendo que são bem claros, mas penso em um dia, se precisar, fazer o clareamento. Sou desses que têm fixação por dentes brancos, não gosto de ver um sorriso amarelo (no sentido literal - rs). Obviamente isso fica pro futuro, quando eu precisar.
      Obrigado pelas informações e boa semana, querido.

      Excluir
    2. LESTER \☺/

      tbm não gosto de um sorriso amarelado por isso preciso de um clareamento anual, prq sou praticamente um dependente de cafeina hahhaha

      cafés, capuccinos, expressos, normal, com leite, sem leite, com creme, fortes e com pouco doce!

      desse jeito não há dentina que resista :D

      e ah! obrigado, vc como sempre é muito gentil ^.^

      Excluir
    3. Eu sou é sortudo, pois também sou viciado em café. Sorte que isso ainda não afetou a cor dos meus dentes - rs
      =D

      Excluir
  3. E que trabalhão dá, ter um sorriso em condições :s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é mesmo? Mas vale a pena seguir as dicas não apenas por estética, mas por causa da saúde bucal também...
      Obrigado pela visita, querido, e boa semana.

      Excluir