4 de mai. de 2013

ACESSÓRIOS: Quer ficar chique com um acessório inusitado e meio retrô? Use uma gravata-borboleta!


Alguns acham muito antiquado. É um acessório frequentemente associado ao passado, que teria caído em desuso. Mas as gravatas-borboleta sempre foram um charme. Saíram drasticamente de circulação, mas de um tempo pra cá elas voltaram a aparecer em editoriais de moda, desfiles, filmes e nas ruas de grandes capitais.

A gravata alongada acabou predominando mesmo, porém as borboletas têm conquistado uma legião de fãs, sobretudo em meio aos fashionistas retrôs, aqueles que adotam uma atitude com "cara de antiga", de outros tempos... E não precisa ser apenas no black-tie, não, ela pode surgir em composições menos sóbrias também.

Com o lançamento de O Grande Gatsby, uma das mais aguardadas produções cinematográficas deste ano, temos a volta do chamado "estilo dândi". Aqueles homens extremamente arrumados, típicos dos anos 20 e 30, com uso abundante de acessórios — de boinas a suspensórios, abotoaduras, bengalas e até, em alguns casos, polainas! —, enfim, tudo isso está voltando à tona.


Pode até parecer meio "fantasia". De qualquer modo, as gravatas-borboleta estão começando a despontar em lojas de departamento e boutiques masculinas (como a Topman e a Zara). Algumas nem precisam ser amarradas, já vêm com o nó pronto e um alfinete atrás, só pra prender no colarinho da camisa.

O visual fica bem inusitado. Sempre fui fã dessa peça, penso até em comprar uma e usar em ocasiões mais "formais", mas que dá pra usar colocar um toque de diversão. A camisa de botão é obrigatória (com camiseta não é a mesma coisa, fica até ridículo), mas por cima nem precisa de paletó ou blazer. Dependendo da estampa da gravata, fica legal até com jaqueta de couro ou jeans. Inspire-se nas fotos do post e, quem sabe, brinque nos seus próximos looks.


Clique na foto acima para vê-la ampliada ;-)

Fotos: reprodução

6 comentários:

  1. Pierre:

    Muito interessante o emprego das gravats borboleta, mas pra isto é preciso ter um certo estilo, né?rs

    Lindo fim de semana. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pra usar numa festa de casamento, por exemplo, no lugar da gravata tradicional, ou mesmo com camisa social de uma cor q combine... é preciso de atitude e bom humor pra fazer o acessório incorporar na personalidade de quem a utiliza... rs

      Excluir
  2. Usei na festa de passagem de ano... mas no dia a dia não me parece que vá usar :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sim, pro cotidiano pode parecer mto antiquado; as pessoas podem achar que faz "envelhecer" o rapaz que a usa muito. Mas em festas e ocasiões especiais, pra dar um toque diferente ao look, é muito legal. Fora que eu acho gravata-borboleta um charme — não somente no black-tie.
      =D
      Abração, querido, e obrigado pela visita.

      Excluir