25 de jun. de 2013

RESENHA: Loção de tripla ação Normaderm Nettoyant Tri-Activ, da Vichy


Começo falando que o Vichy Normaderm Nettoyant é um produto 3 em 1, como anunciado na própria embalagem. Mas o que seria essa tripla ação do produto? Quem estiver à procura de um bom esfoliante, uma máscara facial e uma loção de limpeza facial para remover oleosidade da pele já pode ficar feliz, pois essas são as três maravilhas que a Vichy promete no verso do tubo.

Mas será que as promessas são todas cumpridas? Posso afirmar que sim. É um artigo relativamente caro para um esfoliante (paguei cerca de 55 reais), no entanto rende bastante, penso até que pode durar por aproximadamente 3 a 4 meses, valendo-se de uma quantidade razoável duas vezes por semana. Primeiro, usei no banho, como um esfoliante mesmo, e ele produziu uma espuma espessa e cremosa, que adere bem ao rosto; na semana seguinte, testei como máscara. Vejamos os resultados.

Essa loção é indicada, obviamente, para quem tem pele mista a oleosa, público-alvo da linha Normaderm, e é uma bênção pra quem tem pele acneica. Como esfoliante, não posso afirmar que é muito abrasivo. Na foto abaixo (clique pra vê-la ampliada) percebe-se que as partículas responsáveis pela esfoliação são bem pequenininhas. Há esfoliantes no mercado muito mais abrasivos, se é o que você procura, dependendo do seu grau de acne, espinhas ou indicação médica. No meu caso, funcionou perfeitamente.

Como máscara, agi tal qual recomendado na embalagem: apliquei uma camada fina por toda a face e esperei cerca de 5 minutos, até que o produto secasse. A textura dessa loção, a propósito, é semelhante àquelas máscaras de argila de outras marcas, como as da Body Store. Não é um creme espesso, nem líquido, é uma substância levemente acetinada, que espalha com facilidade e que seca rapidamente, dando uma sensação de repuxamento durante o processo.

Depois do enxágue, a sensação de pele sequinha é excelente. A máscara, enquanto seca, de fato parece absorver toda a oleosidade da face, deixando os poros livres de impurezas. Ao removê-la com água, as micropartículas começam a agir, esfoliando e auxiliando a extrair o que sobrou de células mortas sobre a derme. O que fica é um leve odor que me lembra pepino, mas que some minutos depois.

Segundo a empresa, na composição desse cosmético encontra-se uma variação de amido de milho chamada Zea Mays Starch, que auxilia na proteção da pele e que tem propriedades absorventes de oleosidade excessiva. A glicerina, outro componente, é responsável pela hidratação devido a seus efeitos emolientes e umectantes (é por isso que em nenhum momento temos a sensação de ressecamento), combinada à ação anti-inflamatória do ácido salicílico,  suavizando a esfoliação, sem deixar marcas ou agressões, e prevenindo o surgimento de acne.

Como não podia deixar de ser, é mais um item para os cuidados com o rosto enriquecido com água termal. Afinal de contas, a Vichy é uma empresa que leva o nome de uma cidade francesa célebre pelas fontes de água termal — mais um ingrediente aliado à hidratação da pele, sobretudo para peles sensíveis. Podem experimentar que dificilmente você irão se decepcionar.

5 comentários:

  1. Ainda não conheço essa maravilha, mas por enquanto estou feliz com meu esfoliante atual da Avon, bom e barato. hehe
    Abraços!

    senhordoseculo.com

    ResponderExcluir
  2. O da Avon foi um dos primeiros q usei, junto com o da Neutragena. Acho todos mto eficazes, mas como adoro experimentar coisas novas... hehe
    Abração, Dimas, e obrigado pela visita
    =)

    ResponderExcluir
  3. tem ele aqqui na farmácia, mas não me chamou muito a atenção ... até prq to usando (qnd lembro) o pure zone 2 em 1 que tem o mesmo principio. eu uso como mascara e nao como esfoliante

    Abraços pierre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Pure Zone eu já usei o tônico, mas nunca experimentei o esfoliante.
      É bom então? Pelo menos é mais barato, pois esse da Vichy é meio carinho, embora renda por uns 2, 3 meses...

      Excluir
    2. até que é bom sim! tem kaolin como um ingrediente em boa concentração e sim o preço é mais convidativo :D

      Excluir