23 de set. de 2013

DECORAÇÃO: O dia em que resolvi trocar a cor da luminária do meu home office


Sabe quando você acorda com vontade de mudar alguma coisinha na decoração do seu quarto ou escritório? Não digo "casa", pois quem manda na décor daqui é minha mãe (rs), mas no meu quarto — cujas cores predominantes são branco, amarelo e azul — decidi "jogar uma tinta" na luminária cromada da escrivaninha.

Primeiro eu explico por quê. Prometi a mim mesmo que jamais compraria algo cromado novamente: quando você limpa, é questão de minutos para que reapareçam marcas de dedos e poeira, além de risquinhos, por menores que sejam. Achei a luminária linda na loja, mas, passados alguns anos, achei melhor dar uma mudada na cara dela.


Os materiais são mínimos: basta ter (1) o objeto que você quer mudar, (2) fita crepe e (3) uma lata de tinta spray. Antes de qualquer ação é bom forrar o local com jornais, papelão ou saco de lixo gigante, evitando que espirre tinta na sua mesa ou chão.

Tire o pó do objeto também e vá tampando com fita crepe os pedaços que você não quer pintar (no meu caso, tampei o botão de liga/desliga, o fio e a parte articulada da luminária). Se precisar, use um estilete para deixar a fita retinha ao redor dos trechos a serem preservados. Ah, eu também removi a tampa de plástico que serve de base (foto abaixo).



Aí é só borrifar a tinta. Como foi a primeira vez que fiz isso, dei bobeira e aproximei demais a lata, o que causou acúmulo em alguns pontos e, com isso, ficaram alguns grânulos na superfície. O ideal (anotem aí!) é dar uma distância de uns 25 centímetros ao usar o spray e fazer uma primeira demão bem fininha, quase transparente, esperar alguns minutos e dar uma segunda demão fininha que vai finalizar de modo uniforme a pintura.


Eu poderia lixar o que não ficou bom e refazer a técnica uma segunda vez, mas tudo bem, quase nem se vê, achei que ficou ótimo, bem melhor do que era antes. Se quiser, antes de retirar a fita crepe, pode passar um verniz em spray; para limpar, é só usar um pano úmido.

Gostei tanto da técnica e da cor que aproveitei para pintar uma bandeja, originalmente vermelha, que minha mãe ganhara anos atrás e tinha me dado, dessas de artesanato comum, com decoupagem no fundo, e coloquei minha modesta coleção de galinhas (hehe).
Dica: bandejas são ótimas para agrupar pequenas coleções.


Quarto & office renovados. Espero ter entusiasmado vocês a fazerem algo do tipo. Se está insatisfeito com alguma coisa no seu espaço, que tal usar tinta spray para dar um novo aspecto?
=)

2 comentários:

  1. Menino achei isso o máximo!
    Vou tentar essa técnica com pequenos bancos de madeira que tenho aqui e depois te conto o resultado!
    Abraços querido!

    www.senhordoseculo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta mesmo, depois posta no Facebook pra eu ver. E ressalto minha dica: deixe a lata de spray mais longe qdo aplicar a 1ª demão, senão acumula tinta e ficam uns grânulos, não fica lisinho. Depois é só esperar uns minutinhos e aplicar uma 2ª demão. Vc vai ficar com vontade de pintar um monte de coisa - rs
      Abração, Dimas, e obrigado pela visita!

      Excluir