20 de ago. de 2012

MODA: Tripulação de esqueletos



Neste último fim de semana estive em Sampa, passeando pela feira da Praça Benedito Calixto e visitando algumas feirinhas na Avenida Paulista, incluindo a muito falada “Como Assim?!”, dentro do Shopping Center 3 — onde vários jovens e talentosos designers comercializam seus trabalhos — , e pude constatar algo que todo mundo já está careca de saber: que as caveiras estão por todos os lados.

Já faz alguns anos que venho batendo na tecla de que adoro estampa de caveira, que eu queria um anel de caveira bonito (até tenho um, da Art Rock, mas nem é tão bonito assim, entretanto foi o único que achei pelas bandas onde moro – hehe – uma observação, antes que perguntem: moro no interior de São Paulo, próximo a São José dos Campos). Neste fim de semana, porém, passei a reconsiderar esse antigo desejo na minha cabeça.

Caveiras, caveiras e mais caveiras! Por todos os lados!  Elas estavam nas araras, nas prateleiras, nas vendedoras e nas pessoas que estavam circulando e comprando. Quase todos os lenços, camisas e bolsas ou são xadrezes ou têm crânios desenhados em tamanhos variados, das mais dark às mais coloridas, no estilo mexicano.

Outra coisa que notei nas minhas andanças pela capital paulista foi que as mulheres, como já era de se esperar, são o maior alvo dessas barraquinhas de moda e design. Os rapazes encontram poucos artigos destinados a eles. São nécessaires, tiaras, vestidos, carteiras, faixas, sapatilhas, pulseiras e colares cheios de brilho (e de caveiras, naturalmente; toneladas delas!). Começo a pensar, inclusive, que esse tipo de estampa tem colado mais entre as mulheres do que entre os homens, não sei...



Até gostava dessa onda até pouco tempo atrás, mas agora me questiono se é legal ficar vestindo o "uniforme fashion". Todo mundo sabe que a moda vai, vem... De repente, daqui alguns meses as caveiras sairão drasticamente de circulação, aí talvez eu me anime mais a adquirir uma peça assim. Não sei se é tão bacana quando uma moda encarna com tamanha dimensão no gosto popular, já que vemos muita gente vestida igual, com adereços similares.

Personalidade é uma palavra-chave na conversa: a moda não necessariamente deve ser uma ditadura, na qual todos usam as mesmas coisas; se fosse algo mais diluído, tudo bem, mas perceber que quase não há exceções é meio desanimador. Será que estou sendo muito pessimista?

Bom, esta postagem virou mais um desabafo, um comentário, do que um texto informativo. O fato é que agora não estou tão desesperado em ter um anel ou uma camiseta de caveira como até semana passada...

6 comentários:

  1. Não curto caveiras e acho que moda é uma questão pessoal. Fugir do ridículo e ser mais clássico é que faz minha cabeça. Um acessório ou outro seguindo tendências não faz mal, mas como vc mesmo disse, seguir um rebanho de caveiras por um mês, três semanas só por estar na moda...afffee!!!, pra mim é o cumulo da falta de personalidade própria.

    Beijos Pierrre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Margot, uma pessoa na moda não precisa seguir todas as tendências ao mesmo tempo e ficar sem personalidade alguma. Uma pessoa na moda faz a própria moda, usa uma coisinha trend aqui e ali, mas não deve se uniformizar pra ficar igual a todo mundo por um tempo, até os itens sairem de evidência.
      Bjs e obrigado pela visita!

      Excluir
  2. Realmente muito show, tbm sonho c/ um anel de caveiras. onde moro só encontro aqueles bem grosseiros ;-( kkk adoro a estampa de caveiras lindas d+.
    adorei o post

    Da uma passadinha no meu blog ?
    -> Estilo 4 U

    Abração
    Não deixe de conferir...
    Divulgue seus sorteios | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As caveiras são lindas, sempre gostei, mas, como digo no texto, atualmente elas estão muito over (ao menos em grandes capitais, como São Paulo, onde há batalhões de jovens seguindo à risca a ditadura fashion - rs).
      Qdo a febre passar um pouco, eu vou querer um anel ou uma camiseta, sim - hehe
      Abraço forte,
      Pierre

      Excluir
  3. nao curto mt caveras. eu prefiro um estilo basico...
    gostei muito do blog aqui tem muita coisa interessante e uteis . parabens pelo blog. mt bacana ja estou seguindo passa la e participa da promoçao meu blog e novinho por isso ainda ta muito pobrinho mas passa la. vaidosoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As caveiras são do tipo "ame ou odeie"
      :)

      Obrigado pela visita e pelos elogios, Joel. Vamos visitá-lo, sim.

      Abração!

      Excluir