5 de mar. de 2013

BELEZA: Aprenda a combinar a barba com seu tipo de rosto + dicas para cuidar bem dela


Todo mundo notou que, este ano, na entrega do Oscar, a barba foi a maior tendência entre os homens no tapete vermelho. Dos vencedores Ben Affleck e George Clooney aos apresentadores Chris Evans e Paul Rudd, os pelos no rosto foram alvo de muitos comentários. A pergunta que fica é: será que pra ficar bem de barba é preciso ser um astro de Hollywood? Claro que não, mas fique atento ao tipo que melhor se adequa ao seu rosto e idade.

Mencionei “idade” no parágrafo anterior porque ela é fundamental dependendo da proposta que você quer transmitir. Em homens jovens, por exemplo, a barba dá um aspecto mais maduro — e dizem que as mulheres adoram isso. Ah! E é bom frisar também que a barba não deve simplesmente crescer no seu rosto; você também precisa cuidar bem dela.

Bom, quanto ao tipo (ou formato) de rosto, veja algumas observações:


O cavanhaque fica perfeito pra quem tem o rosto quadrado, contudo, se o rapaz tem um queixo muito protuberante, é melhor evitar, pois os pelos concentrados nessa área podem dar ainda mais volume. Jamais se esqueça de aparar o bigode com uma tesourinha e de deixar o restante do rosto bem limpo (nada de permitir que o resto da barba cresça ao redor, né?). 

Atenção: o cavanhaque é a melhor opção para os gordinhos, porque dá a impressão de afinar o rosto; também pode vir desacompanhado do bigode (os pelos somente no queixo) em rostos ovais ou hexagonais, realçando suas formas. 


Sabe aquela barba de 2, 3 dias? Pois é o maior sucesso dos últimos anos, tanto entre os famosos, como entre os anônimos, sem mencionar nos editoriais de moda. E o mais legal de tudo é que ela fica bem em todos os formatos de rosto (o blogueiro que vos escreve, inclusive, é adepto desse estilo há muitos anos - hehe).

Contudo, se você possui muitos pelos brancos, saiba que é grande o risco de passar uma imagem abatida. Quem não liga pra isso e quer fazer "a linha Jean Dujardin", é só se barbear umas 2 vezes por semana que tá ótimo.

Lembre-se: quanto menos você se barbear, menos a sua pele fica irritada e sensível. Às vezes é até recomendável deixar a lâmina de lado por uns dias.


A aparada é aquela mais comprida, com um aspecto mais “sujo”, mas que não chega a ser a basta, tipo Papai Noel. Mesmo assim, ela não é totalmente negligenciada. Pode ser usada por todos também, mas quem tiver rosto mais arredondado ou estiver acima do peso deve dar uma suavizada, raspando os pelos mais altos das bochechas, para justamente permitir que a barba dê a impressão de alongar a face, emoldurando-a sem invadi-la (isso vale também para o exemplo anterior, caso necessário). O bom é usar uma máquina com ajuste de altura para que os pelos não fiquem grandes demais ou usar uma tesoura e um pente uma vez por semana.

Outras dicas interessantes:

  • Lave a barba com shampoo durante o banho (pode usar até condicionador) para deixá-la mais macia.
  • Se quiser ter uma aparência menos desleixada, raspe os pelos do pescoço (principalmente se adotar o look de "barba aparada"). Em seguida, enxágue com água fria e use uma loção pós-barba. 
  • Na hora de aparar os excessos, passe a lâmina (ou navalha) na direção do crescimento do pelo. Se você escanhoar, ficará mais suscetível a ter a pele machucada e com pelos encravados.
  • Se você tem o rosto muito fino, evite as costeletas muito compridas. Elas alongam o semblante e são mais indicadas para quem tem o rosto arredondado e cabelos curtos. Ou seja: as madeixas mais compridas dispensam costeletas e barba...  

Fotos: reprodução

14 comentários:

  1. Eu gosto de barba. Dá um ar de "respeito" "masculino" ao homem...
    Abraços Pierre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A barba confere um certo charme, não? Claro que depende do homem... rs
      Abraços, Margot, e obrigado pela visita.

      Excluir
  2. Tenho uma barba bem fechada, mas ainda não tive coragem de deixa-la crescer, me acostumei com o rosto liso. Mas acho lindo quem deixa a barba no estilo por fazer.
    Abraços!

    Senhor do Século | Beleza para homens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há mta gente que prefere a cara lisinha, Dimas. Um dia, quem sabe, vc não resolve mudar o estilo e aderir à barba, né? :D
      Abração, querido.

      Excluir
  3. Eu deixo entre um misto de por fazer e aparada, mas sempre deixando o pescoço limpo.
    Gosto muito da minha barba, acho que jamais usaria um cavanhaque ou apenas um bigode ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pescoço limpo sempre. Atualmente tbm estou com a barba comprida, mas ao menos 2 vezes por semana raspo os pelos do pescoço pra não ficar com aspecto de mendigo - kkkk
      =D
      Abraços, Rafael, e obrigado pela visita.

      Excluir
  4. gostei das dicas já q voltei a usar barba já a 14 meses ...

    bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi mesmo pelas fotos. Não se esqueça de lavá-la com xampu, hein? rsrs
      Bjs, querido, e obrigado pela visita.

      Excluir
  5. Respostas
    1. A minha era por fazer até semana passada, agora tô aparando e deixando crescer um pouco - rs. Mas eu me conheço: não vou ter paciência de ficar aparando com tesoura (minha máquina pifou há mais de 2 anos e não comprei outra), vou acabar raspando tudo na semana q vem - hehe
      ;-)

      Excluir
    2. Eu também faço a minha de vez em quando! Cansa andar de barba! LOL E dá muito trabalho!

      Excluir
    3. Pois é: e fiz a minha hoje. Tá tudo lisinho de novo - hehe

      Excluir
  6. Pierre:

    Barba bem feita, aparada e cuidada é uma coisa..agora cosplay de mendigo não dáaaa...rs

    Abraços querido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mendigo de Curitiba pode - hahaha

      Barba por fazer, aparada ou cavanhaque são sempre um charme à parte.
      =)

      Excluir