1 de mar. de 2013

DICA DE LIVRO: A Vida Antes do Homem, de Margaret Atwood

Nunca tinha lido nada da canadense Margaret Atwood, mas faz um bom tempo que sei de sua ótima reputação entre os críticos, especialmente por sua obra mais elogiada, O Assassino Cego, incluído na lista dos 100 Melhores Livros em Língua Inglesa do século 20, elaborada pela revista Time. Para corrigir essa falha, resolvi comprar A Vida Antes do Homem (editora Rocco), único título assinado por ela que encontrei numa livraria no último mês de janeiro. A sinopse parecia interessante, sobre desgastadas e frustradas relações humanas, soando bastante atual.

Com uma autora de tanto prestígio nas mãos, não era para eu me surpreender, mas foi o que aconteceu: sua prosa elegante e fluida, com capítulos curtos porém recheados de reflexões ou reviravoltas fortes, me fisgou de cara.

A Vida Antes do Homem se concentra em três personagens principais, entre outros secundários igualmente importantes, cujas vidas são afetadas por uma monotonia e infelicidade alarmante, algo que nos faz pensar no mundo moderno de uma maneira genérica. Impossível não associar muita gente que conhecemos por aí com Elisabeth, Lesjo e Nate. Pessoas que vão se decepcionando com o casamento, que tiveram uma infância castrada por parentes de um amargor quase patológico, ou que vivem num mundo próprio, construído pela falta de coragem e timidez excessiva.  Tudo isso está presente no material de Margaret Atwood.

A escritora prefere deixar na obra algumas lacunas para nos fazer pensar, as resoluções (ou falta delas) estão além da última página. A abordagem ao universo feminino é bastante acentuado aqui (curioso eu recomendar num blog masculino, eu sei, rs), pois Nate, marido de Elisabeth e posterior amante de Lesjo, embora seja um personagem bastante tridimensional, é usado como “pretexto” para desconstruir a identidade das mulheres, ambas com criações e objetivos diferentes, e com frustrações e destinos semelhantes. São elas os principais objetos de estudo no romance.

No fundo, seriam todas as mulheres iguais? Atwood parece querer dizer “sim”, mas só a partir do dia em que um homem se instala na vida delas. O romance se desenrola na “longínqua” década de 70, um jeito de evidenciar que as coisas não se alteram com o passar das gerações. Vale dizer que, sem as datas apontadas, poderíamos facilmente pensar que a trama se passa na atualidade. As mulheres e os homens de outrora agem tal qual as mulheres e os homens do presente. Eles também têm os mesmos tipos de problema.

Às vezes me pergunto se a depressão e o estresse com o qual convivemos só foi acentuado de uns tempos pra cá ou se sempre esteve lá (ou melhor, aqui), com a mesma intensidade, e só agora nos damos conta dele. O apego de Lesjo ao passado, simbolizado pelos dinossauros do museu onde trabalha, é um modo de compensar a angústia e monotonia cada vez mais crescente com suas perspectivas.

A Vida Antes do Homem é, em especial, um livro sobre a incomunicabilidade, o atrito entre as pessoas, escrito magnificamente por uma autora segura de si e dos mundos e habitantes que inventa. Recomendadíssimo!

6 comentários:

  1. Excelente sugestão Pierre!
    Anoitei a dica!
    Abraços e ótimo FDS!

    Senhor do Século | Beleza para Homens |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anote mesmo, Dimas, essa autora é muito boa! Um dos grandes nomes da literatura mundial.
      Abração e desde já uma ótima semana.

      Excluir
  2. Pierre:

    Dias de leituras interessantes sempre são bem-vindas.

    Abraços e lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser, eu lhe empresto. É muito bom mesmo!
      Abraço e boa semana, Edilson.

      Excluir
  3. Gosto muito de ler Pierre. Vou ver se consigo esse livro em BH. Aqui eu não acharei, com certeza.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele nem é um lançamento, deve ter uns 3 anos, Margot. Mas não é difícil de achar. Na internet, vc o encontra a partir de 26 reais (joguei no Buscapé), dê uma olhadinha aqui.

      Obrigado pela visita, Margot, e boa leitura
      =)

      Excluir